Caçadores de Albufeira ganham kit de primeira intervenção em incêndios

Caçadores são vistos pela autarquia como elementos importantes na defesa da floresta contra incêndios

A Câmara de Albufeira ofereceu um kit com equipamento destinado à primeira intervenção em incêndios florestais à Associação de Caçadores e Pescadores do Concelho de Albufeira.

O material doado, que tem um valor total de seis mil euros, pode ser usado «na fase inicial de um incêndio, pretendendo-se com esta medida salvaguardar intacta a área rural, numa altura em que as temperaturas elevadas podem colocar em risco as zonas mais vulneráveis a incêndios», segundo a Câmara de Albufeira.

O kit conta com «dois depósitos de polietileno, um de 1000 e outro de 600 litros, um moto bomba de pressão com quatro tempos e 100 metros de mangueira, um enrolador de mangueira, agulheta de pressão, um extintor de pó químico de 6 quilos, um jerricã de 5 litros, 8 metros de mangueira para aspiração e um chassi tubular para carrinhas 4×4 de suporte para depósitos».

A ideia de equipar os caçadores com equipamento de combate a incêndios surgiu há dois anos, tendo sido fomalizada no Verão passado a linha de ação “Cada Caçador, um Vigilante”.

«Considero que os nossos caçadores são os atuais guardiães da Natureza, por isso ser tão útil este equipamento. Todos os anos, esta associação tem uma acção de limpeza da nossa floresta e é quem anda ao longo de todo o verão a distribuir água aos animais que andam pelo barrocal e não têm onde beber», ilustrou José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

 

 

Os caçadores «são quem está no terreno, porque os nossos campos já não têm pessoas nele a trabalhar ao longo do dia. Como tal, este investimento é irrisório, face à importância que tem para a primeira intervenção no combate aos fogos em zonas florestais», defende o edil albufeirense.

Vitor Vaz Pinto, comandante operacional distrital da Proteção Civil do Algarve, salientou, por seu lado, que os caçadores «conhecem e andam no terreno e, por isso, desempenham um papel fundamental na vigilância, redução dos riscos de ignição e de progressão de incêndios».

Da parte dos caçadores, há a vontade de «poder colaborar para evitar o pior, ter a possibilidade de atuar logo na situação de detecção de incêndio e com isso poder colaborar com Bombeiros e Proteção Civil», segundo João Arez, presidente da Associação de Caçadores e Pescadores de Albufeira.

«Temos um funcionário a tempo inteiro cuja função é estar no terreno a auxiliar os animais, dando-lhes água e alimento ou trazendo-os em caso de ferimento. Sabendo disso, a sensibilidade da Câmara Municipal resolveu oferecer-nos este equipamento, pelo qual estamos gratos. O que tínhamos era muito básico e na altura do verão os pequenos ribeiros estão secos, pelo que não tínhamos aonde buscar a água para atuar no momento», acrescentou o dirigente associativo.

 

Fotos: Câmara de Albufeira

Comentários

pub