Navio hidrográfico da Marinha está em missão a sul do Algarve

Navio está em missão até 4 de Maio

O NRP D. Carlos I, da Marinha Portuguesa, está em missão a sul do Algarve, até 4 Maio, para fazer recolha de dados e amostras de água, no âmbito do Projeto AQUIMAR – Marine Knowledge Supporting Aquaculture.

Segundo a Marinha, «o navio tem como objetivo realizar perfis de CTD (Condutividade, Temperatura e Pressão) ao longo da coluna de água, recolhendo amostras de água e medindo as correntes. Estes dados serão posteriormente analisados considerando os parâmetros biológicos, físico-químicos e microplásticos. No período de 17 de Abril a 4 de Maio está previsto o navio efetuar cerca de 400 estações entre a batimetria dos 30 e 200 metros de profundidade».

Esta missão é a segunda do projeto, na continuidade da missão realizada em 2018 pelos navios NRP Almirante Gago Coutinho e NRP Auriga.

«Para esta missão encontram-se embarcados a bordo do NRP D. Carlos I, para além da guarnição de 38 militares, 15 elementos das equipas técnicas do Instituto Hidrográfico, das áreas da Oceanografia e da Química», acrescenta a Marinha.

O projeto AQUIMAR tem como objetivo efetuar uma caracterização das condições oceanográficas, físico-químicas, geoquímicas e biológicas para uma otimização da seleção dos locais para implantação de unidades de aquacultura no Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo.

Comentários

pub
pub