Concertos e tertúlias celebram 25 de Abril em Silves, Lagoa, Albufeira, Lagos, Grândola e Beja

Este ano cumprem-se os 45 anos do 25 de Abril de 1974

Concertos de António Zambujo, dos UHF e do projeto “Por Terras de Zeca” e uma tertúlia com Domingos Abrantes e Conceição Matos, casal de resistentes antifascistas, são dois dos pontos altos das comemorações do 25 de Abril, em Silves, Lagoa, Albufeira, Lagos, Grândola, Beja e Alcácer do Sal.

Os 45 anos da Revolução dos Cravos, que derrubou o Estado Novo, são, mais uma vez, o mote para um vasto rol de iniciativas.

Silves tem uma das programações mais completas, englobando exposições, atividades desportivas, espetáculos e um almoço convívio.

Esta quinta-feira, 11 de Abril, abrirá ao público a exposição “Uma revolução a 45 rpm – Os discos que fizeram Abril”, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves.

Na inauguração desta mostra, que decorrerá às 18h00, o músico Samuel fará um apontamento musical, recordando temas que foram importantes para este momento histórico.

No dia 23 de Abril terá lugar a sessão de teatro “Memórias de Abril”, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Silves, com entrada livre.

O lançamento da obra “Zeca Afonso ‒ Inéditos”, com dois discos inéditos e o livro comemorativo do 90º aniversário do nascimento de José Afonso, acontecerá no dia 24 de Abril, na Biblioteca Municipal de Silves, às 18h00. Nesse mesmo dia, no Largo Conselheiro Magalhães Barros, em Silves, às 21h30, terá lugar o concerto “Por Terras do Zeca”.

No dia 25 acontecerá, como é habitual, uma Sessão Solene da Assembleia Municipal de Silves no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 9h30. No átrio do Edifício do Salão Nobre estará disponível a exposição “25 de Abril de 1974 ‒ Memórias de Silves” e serão feitas, às 11h30, algumas leituras de textos pelo Grupo de Teatro Penedo Grande.

Silves

Também no mesmo dia haverá um almoço aberto à população com animação musical, que começará às 13h00, na Fissul, em Silves.

A animação contará com: Canções de Abril com Pedro Nazário, Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines, Rancho Folclórico do Algoz, Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Silvense e Percutunes.

No dia 27, o teatro regressa com a apresentação da peça “Vidas Clandestinas”, pelo grupo Lendas d´Encantar, seguido de uma Tertúlia que contará coma presença de Margarida Tengarrinha, resistente antifascista. Esta iniciativa decorrerá no Teatro Mascarenhas Gregório em Silves, às 21h00.  Margarida Tengarrinha, de resto, também vai participar numa tertúlia, a 26 de Abril, em Albufeira.

Voltando a Silves, o cinema também estará presente neste programa, com a realização do ciclo “Memórias da Revolução”.

Este ciclo tem previstas as seguintes sessões: 22 de Abril, às 21h30, na Sede do Sport Algoz e Benfica, 26 de Abril, às 21h30, no Polo de Educação ao Longo da Vida de São Marcos da Serra e a 28 de Abril, às 21h30, na Casa do Povo de Alcantarilha.

Haverá ainda três sessões especiais. Duas delas realizam-se no dia 29, com a presença de Domingos Abrantes e Conceição Matos para a tertúlia “Um casal na clandestinidade”. Será às 14h40, na Escola Secundária de Silves, e às 21h00 no Teatro Mascarenhas Gregório.

Já no dia seguinte, às 21h00, a tertúlia realiza-se na Junta de Freguesia de Messines.

«Quisemos, este ano, dar grande destaque a esta data, já que são 45 anos da Revolução de Abril que nos abriu as portas da democracia e da liberdade», afirma Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves.

«Queremos que toda a população compreenda e sinta ao longo deste mês a importância e o significado deste acontecimento histórico, sobretudo os mais novos, pois importa não perder de vista os ideais que nos legaram todos os que lutaram para que ele acontecesse», reforça a autarca.

No vizinho concelho de Lagoa, as comemorações começam no dia 23, às 21h00, com a conferência “Cidadania e inclusão, que desafios?”, a realizar-se no Centro Cultural do Convento São José. O ponto alto, porém, acontece na noite do dia 24, com um concerto dos HMB, às 22h00, no Largo do Auditório do Carlos do Carmo.

Também nesse dia, mas às 19h30, há uma arruada de bandas filarmónicas de Lagoa, Silves e Portimão, na Praça do Auditório Carlos Carmo, bem como um mini concerto, às 21h30.

HMB – Foto: Martyna Mazurek | Sul Informação

A programa inclui ainda o Hastear da bandeira, às 00h00 do dia 25, e o corte de um bolo para assinalar a data, às 00h15.

Tudo termina apenas no dia 30, às 14h30, com uma Assembleia Municipal Jovem, no Auditório Municipal.

Em Lagos, o dia 13 marca o início das várias iniciativas que dão corpo à celebração desta efeméride.

Além das cerimónias protocolares, que acontecem no Dia da Liberdade, estão previstas várias iniciativas, a decorrer entre os dias 13 e 30, na área do desporto e da cultura, que vão desde inaugurações de exposições, visitas comentadas, música e até dança.

O programa arranca com a inauguração do Campo de Futebol nº2 do Estádio Municipal e com a Mostra de Doçaria e Artesanato de Lagos, que decorre durante dois dias, no Mercado do Levante. Em termos desportivos, destaque também para a inauguração do Centro de BTT de Lagos, a acontecer no dia 21, na Mata Nacional de Barão de São João e, no dia 25, para a inauguração da Sede Social do Clube de Ténis de Lagos.

No feriado do 25 de Abril, o dia é, maioritariamente, dedicado às cerimónias solenes e protocolares – Hastear das Bandeiras e Sessão Solene – a decorrer na Praça Gil Eanes, ao que se seguirá o tradicional almoço comemorativo.

Neste dia, o estacionamento é gratuito no Parque da Frente Ribeirinha, situado na Avenida dos Descobrimentos.

As comemorações do 25 de Abril em Lagos integram ainda a realização da Feira do Folar e Artesanato, em Barão de São João, e o 15º Aniversário do Espaço Jovem de Lagos que tem uma programação própria, terminando com um espetáculo musical com a banda Hybrid Theory, de tributo aos Linkin Park.

O programa encerra no dia 30 de abril, com a realização de um Laço Humano, junto à Câmara Municipal, no âmbito da Campanha de Sensibilização Contra os Maus Tratos Infantis.

Passando para o Alentejo, Grândola apresenta um programa repleto de iniciativas – ou não fosse esta a “Vila Morena” de Zeca que serviu de senha para o 25 de Abril.

A Festa da Liberdade realiza-se a 24 de Abril, a partir das 20h15, no Parque de Feiras e Exposições, e terá animação de rua com a Fanfarra da Música Velha, a tradicional Corrida da Liberdade, a arruada da banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense – Música Velha e o espetáculo de fogo de artificio piromosical às 00h20.

Antes, a partir das 22h30, os UHF sobem ao palco para o espetáculo “40 anos numa noite”. No concerto vão ser revisitados sucessos como “Cavalos de Corrida” ou “Rua do Carmo”, mas também temas de Zeca Afonso, o músico que ligou, para sempre, o nome de Grândola aos ideais de liberdade.

A seguir, às 00h00, o palco ganha uma nova dimensão e recebe Stereossauro, o apaixonado pela reinvenção da música portuguesa que tem procurado encontrar novas coordenadas para apresentar a música de Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Amália Rodrigues ou Carlos Paredes.

Grândola

«Grândola vai ter o privilégio de assistir à apresentação do novo álbum de Stereossauro “Bairro da Ponte” um disco que se move no território do Hip-Hop, do fado e da música eletrónica, e que teve como ponto de partida a manipulação dos masters originais de Amália Rodrigues, a maior fadista de sempre, e Carlos Paredes, o mestre da guitarra portuguesa», diz a Câmara de Grândola.

“Flor de Maracujá” e “Nunca Pares” são temas para ouvir em Grândola, «resultado de um trabalho inspirador e inovador que conta com uma extensa lista de convidados especiais como Camané, Ana Moura, Carlos do Carmo, Capicua, DJ Ride ou Gisela João».

Ainda em Grândola, este domingo, às 16h00, o Cineteatro Grandolense recebe o colóquio “50 anos da Crise Académica de Coimbra e movimentos estudantis”, com as presenças de Albano Nunes, antigo dirigente estudantil, e de Rui Pato e Octávio Alexandrino, estudantes em Coimbra aquando da crise.

Em Alcácer do Sal, vão ser os “Sangre Ibérico” a animar a noite de dia 24, na Praça Pedro Nunes.

Com início às 22h30, o espetáculo, proporcionado pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal no âmbito das comemorações dos 45 anos da Revolução dos Cravos, reúne em palco o grupo criado em 2014 pelos amigos Alexandre Pereira (voz, percussão e cajón flamenco) e André Amaro (voz e guitarra), a quem se juntou no ano seguinte Paulo Maia (guitarra flamenca).

Após o sucesso da sua participação num programa televisivo de talentos, a banda lançou o seu primeiro disco de originais em 2018, composto por 12 temas, entre inéditos e versões de temas bem conhecidos, com a participação de alguns dos nomes mais importantes da música portuguesa, enquanto autores e compositores. “Sangre Ibérico” é, assim, um projeto musical que alia a tradição à modernidade, num registo inovador.

À fusão de fados e música tradicional portuguesa com rumbas flamencas segue-se, às 00h00, um espetáculo de fogo de artifício. A este sucede-se a atuação da DJ Solange F.

Sangre Ibérico

As festividades continuam dia 25, às 9h00, com a realização da cerimónia de hastear da bandeira nacional no edifício dos Paços do Concelho.

Por fim, em Beja, António Zambujo, natural desta cidade alentejana, dará um concerto no dia 24, com as músicas do seu mais recente álbum “Do Avesso”.

A primeira parte do concerto estará a cargo dos Pringá que prometem animar a noite com os ritmos do flamenco, a partir das 22h00, e às 00h00 haverá fogo de artifício. Depois sobe ao palco da Ovibeja, António Zambujo que estará nesta primeira noite do certame em que se comemora o 25 de Abril num espetáculo comparticipado pelo Município de Beja em 50% e que terá entrada livre.

No dia 25, as comemorações continuam no Jardim Público, com atividades desportivas e lúdicas durante o dia.

Comentários

pub