Alunos de Tavira alertam para os maus tratos com laço humano azul

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989

Alunos dos agrupamentos escolares do concelho de Tavira unem-se, no próximo dia 30 de Abril, às 10h00, na Praça da República, para formar um laço humano azul e assim alertar para a questão dos maus tratos infantis. 

Abril é o mês da prevenção deste flagelo e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Tavira, com o apoio da autarquia, promove um conjunto de ações com vista a alertar para esta causa.

A divulgação desta campanha prevê, também, a realização de programas radiofónicos com o objetivo de alertar para os maus tratos na infância, assim como sensibilizar toda a comunidade para a missão da CPCJ. O edifício dos Paços do Concelho, durante este período, será iluminado de azul como símbolo desta campanha.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia (Estados Unidos da América), quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro, após a morte dos seus netos por espancamento por parte da mãe e do namorado.

E porquê azul? Porque, apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos.

Comentários

pub