Música, Dieta Mediterrânica e artesanato põem Tavira a mexer

BTL foi palco ideal para Tavira apresentar programa de eventos

Mais uma edição do “Verão em Tavira”, a Feira da Dieta Mediterrânica e um concerto dos UHF são algumas das iniciativas que vão decorrer, ao longo deste ano, em Tavira. 

Tal como é hábito, o Município aproveitou a presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, na passada quinta-feira, 14 de Março, para apresentar o programa de principais eventos para este ano.

A 21 de Março começa o “Viva a Primavera”. Estão previstas mais de 80 iniciativas culturais, desde música, teatro e workshops. Uma delas é a Mostra da Primavera, que se vai realizar de 25 a 28 de Abril, na baixa de Tavira.

Segundo Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, esta é uma «feira enorme, que tem, por exemplo, produtos naturais e artesanais, levando milhares de pessoas à nossa cidade».

A 27 de Abril é a vez dos UHF darem um concerto, em Tavira. A banda de António Manuel Ribeiro celebra, este ano, 40 anos de carreira e volta a passar pelo Algarve, depois de já ter dado um espetáculo em Vila do Bispo.

Junho é mês de Santos Populares e, de 21 a 24 de Junho, Tavira celebra a quadra, com direito a arraiais. Quanto à encenação da Moura Encantada decorre na véspera de São João (23), uma iniciativa que já é uma tradição em Tavira.

Cenas na Rua – Foto: Martyna Mazurek | Sul Informação – Arquivo

A partir de 1 de Julho entra-se no “Verão em Tavira”. Eventos como o “Jazz no Palácio”, “Fado no Coreto” e o Festival Cenas da Rua (1-17 de Julho) voltam a realizar-se e prometem animar a cidade algarvia.

Já em Setembro, entra-se na «festa maior» de Tavira, como a apelidou Jorge Botelho: a Feira da Dieta Mediterrânica.

Este ano, o certame decorre de 5 a 8 de Setembro e vai levar «dezenas de milhares de pessoas a Tavira», a comunidade representativa de Portugal na classificação da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

O programa de eventos apresentado termina com a Semana da Juventude, a realizar-se de 16 a 22 de Setembro e destinada aos mais jovens numa altura de recomeço das aulas.

A BTL foi ainda palco para Tavira apresentar o novo vídeo promocional do concelho. A ideia é promover a «diversidade que este território oferece, não só aos habitantes, como também aos visitantes», segundo a autarquia.

«Pretende-se gerar junto do espectador um sentimento de empatia, de partir à descoberta de um território que ainda permanece autêntico, nos seus usos e costumes, mas aberto às mudanças que o progresso proporciona», diz ainda.

O novo vídeo promocional de Tavira foi aprovado no âmbito da candidatura Qualificação e Promoção Turística e Cultural de Tavira Todo o Ano ao Programa Operacional CRESC Algarve 2020 e foi comparticipado a 60%.

O vídeo teve um custo de 23.985 euros sendo o valor da comparticipação de 14.391 euros.

 

Comentários

pub
pub