Loulé vai ter rede de bicicletas elétricas partilhadas

Objetivo é «apostar num modo de mobilidade que é suave e correto»

Foto de arquivo

Loulé vai ter uma rede de bicicletas elétricas partilhadas. O investimento é de 480 mil euros e o concurso público já foi lançado. Trotinetes é algo que, «para já, não se equaciona».

Esta rede terá «vários pontos de estacionamento espalhados pela cidade», explicou Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, ao Sul Informação.

Faro, recorde-se, implementou, no mês passado, uma rede de trotinetes elétricas que já está a funcionar. Portimão, por sua vez, também já anunciou que terá «em breve» trotinetes.

Em Loulé, garantiu o edil, «para já» é algo «que não se equaciona».

A aposta passa, então, pelas bicicletas que «ficarão à disposição das pessoas como uma forma de convidar a mudar o seu meio de transporte».

Vítor Aleixo

«Loulé é uma cidade pequena. As deslocações não vão além dos três quilómetros, tornando-se uma cidade adequada para podermos trocar o carro pela bicicleta, sempre numa base de escolha voluntária», explicou Vítor Aleixo.

E quando é que a rede de bicicletas estará no terreno? O concurso foi lançado a 15 de Fevereiro e decorre ao longo de 45 dias.

«De momento, o concurso está a decorrer. Vamos esperar porque, por vezes, existem situações relacionadas com o Tribunal de Contas e é sempre difícil, num concurso público, apontar datas», disse o presidente da Câmara ao nosso jornal.

Certo é que, depois de implementada em Loulé, a ideia passa por «expandir a rede para Quarteira», cidade onde até já há uma ciclovia que tem estado envolta em polémica.

Em ambas as localidades, o objetivo é «apostar num modo de mobilidade que é suave e correto».

Ainda no concelho de Loulé, Vale do Lobo já tem uma rede de bicicletas partilhadas, desde Maio do ano passado, numa iniciativa da empresa municipal Infralobo.

Comentários

pub