Portimão vai ter «em breve» 100 trotinetes elétricas partilhadas. Depois de Faro, a cidade portimonense será a segunda no Algarva a adotar este «sistema de mobilidade ecológica e sustentável direcionado à população residente e aos turistas que visitam a cidade».
Segundo explica a Câmara de Portimão, «a fase piloto do projeto, que contempla a instalação de 15 “hotspots” (locais de levantamento e troca), funcionará a título experimental até Setembro próximo, sendo nessa altura feita uma avaliação da sua continuidade e eventuais alterações ao formato de operação».
A medida resulta de um acordo de colaboração que foi aprovado, esta quarta-feira, em reunião de câmara, entre o Município e a empresa Voi Techonology AB, que já opera também em Faro.
A autarquia realça que a velocidade máxima das trotinetes «não deverá ultrapassar os 20Km/hora, sendo que os circuitos, valores e pontos de entrega e de recolha das trotinetes serão oportunamente divulgados».
As trotinetes elétricas «devem ser disponibilizadas e estacionadas de forma a não criarem obstruções na via pública ou impedirem o tráfego e fluxo de peões, incluindo pessoas com mobilidade reduzida», acrescenta a autarquia.
Ao nível viário e de trânsito, «os utilizadores deverão cumprir o disposto no Código da Estrada e restantes normas legais e regulamentares, bem como as recomendações do Instituto da Mobilidade e dos Transportes», conclui a Câmara Municipal.
Comentários