Confrades europeus reúnem-se em Albufeira para falar dos “Sabores do Mar”

É esperada a participação de cerca de 700 pessoas

Albufeira recebe, de 8 a 10 de Novembro, o XVII Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas, com o tema “Sabores do Mar Português”. 

O certame foi apresentado na passada quarta-feira, 14 de Março, em plena Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), certame no qual o Sul Informação marcou presença.

O objetivo do Congresso é defender os produtos agroalimentares de Portugal, Espanha, França, Itália, Hungria, Grécia, Bélgica e Macau.

Segundo José Manuel Alves, grão mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, neste Congresso Europeu estima-se que participem «cerca de 700 pessoas, vindas de 100 confrarias e oito países».

«Será talvez o maior congresso que se fez até hoje na Europa», disse o responsável.

Para a realização deste Congresso, a organização conta com a parceria da Região de Turismo do Algarve. João Fernandes, presidente desta entidade, realçou que a gastronomia é encarada como «um produto estratégico».

«Quando desenvolvemos uma ação promocional fazemos questão de incluir a gastronomia como mote para sol e mar, golfe e turismo de natureza». João Fernandes acredita que esta é uma «iniciativa que traz conhecimento e reconhecimento».

«Sentimo-nos bem à mesa, partilhamos uma sã convivência, ideias para o nosso dia a dia, fazemos amigos e temos muito mais facilidade em estabelecer pontes num mundo que constrói muros», afirmou ainda.

Neste Congresso Europeu vão ser discutidos os desafios do vinho, da gastronomia e os seus produtos com que as Confrarias europeias são confrontadas.

Esta não é a primeira vez que Albufeira recebe um evento desta dimensão. Também em 2011, a cidade algarvia foi palco de um Congresso Europeu.

2019 é, assim, «um epílogo do que aconteceu em 2011», como realçou José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira e também ele confrade.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira

«A gastronomia é um dos valores de Albufeira enquanto destino turístico. Este congresso, através das confrarias com grande abrangência a nível internacional, trará vários convidados à nossa cidade», considerou o edil.

E assim se desperta a curiosidade para futuras visitas. «As pessoas ficam com o conhecimento do destino e podem pensar em vir cá passar férias», ilustrou José Carlos Rolo.

Um dos momentos altos do Congresso é o almoço da partilha em que cada confraria leva os seus produtos para que todos possam apreciar o melhor de cada região presente.

Após a apresentação desta iniciativa, que contou ainda com a intervenção do presidente do Conselho Europeu de Confrarias (CEUCO) Carlos Martin Cosme, o Município aproveitou para realizar uma degustação com alguns dos produtos que fizeram parte da candidatura de Albufeira, uma das vencedoras das “7 Maravilhas à Mesa de Portugal”.

A cataplana do chef Henrique Leandro, as laranjas do barrocal e os vinhos da Adega do Cantor foram dados a provar aos visitantes.

Cataplana levada por Albufeira

Albufeira aproveitou ainda a BTL para apresentar um novo vídeo promocional do concelho.

«Esta é uma forte aposta do Município no âmbito da promoção e divulgação turística. O vídeo mostra, através de paisagens magníficas, o que o concelho tem de melhor: as praias de cortar a respiração, a gastronomia tradicional, os sons da natureza, o ar puro e fresco do barrocal, o desporto ao ar livre, a arte que nasce das mãos dos artesãos, os eventos que trazem o melhor das outras culturas, a animação noturna. São imagens que remetem para o privilégio de poder usufruir de todas estas sensações», destacou José Carlos Rolo.

Albufeira assinou também um protocolo com a APAL- Agência de Promoção de Albufeira, com o objetivo de dar
continuidade às ações realizadas pela agência na divulgação turística do concelho, no mercado interno e externo.

«A APAL tem vindo a apresentar um trabalho crescente no desenvolvimento de atividades de apoio à promoção da marca «Albufeira, através da divulgação dos produtos regionais em feiras, congressos e eventos quer nacionais, quer internacionais”, referiu José Carlos Rolo.

O Município, sócio fundador da APAL, comparticipa a agência com uma verba de 87 mil euros para 2019. O protocolo foi firmado pelo autarca de Albufeira e por José dos Santos, presidente da direção da APAL.

 

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação e Câmara de Albufeira

 

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