A vitória na Volta a Portugal em Bicicleta é o grande objetivo do Louletano/Aviludo e do Sporting/Tavira, as duas equipas de ciclismo algarvias que já estão a preparar a nova época.
O Sul Informação ouviu os diretores desportivos de ambos os emblemas, que foram unânimes em reconhecer que a Volta a Portugal é a prova mais importante do ano.
«É um grande objetivo que temos todos os anos. O Vicente de Mateos vai ser o nosso chefe de fila e é nele que apostamos para ganhar a Volta», disse Jorge Piedade, do Louletano/Aviludo, ao Sul Informação.
No entender do responsável, o ciclista espanhol, que já foi 3º classificado por duas vezes, a mais recente em 2018, é «um dos candidatos a ganhar a Volta».
Do lado do Sporting/Tavira, o corredor escolhido para encabeçar a luta pela Volta a Portugal ainda não foi definido. «Temos um conjunto de corredores capazes de o fazer, como o Tiago Machado, José Mendes, Frederico Figueiredo, Rinaldo Nocentini ou Alejandro Marque», considerou Vidal Fitas.

«A responsabilidade cairá num deles, mas ainda não está bem definido. Estamos no início da época e há de chegar uma altura da época em que saberemos qual deles estará melhor», acrescentou.
Para esta época, a equipa do Sporting/Tavira garantiu a contratação de Tiago Machado, que já disputou o Tour de França, a Vuelta (Espanha) e o Giro de Itália, naquela que foi «uma grande aquisição», nas palavras de Fitas.
Quanto a Joni Brandão, Mario Gonzalez e Fábio Silvestre, saíram do Sporting/Tavira.
O plantel completo da equipa do Sporting/Tavira é constituído por Rinaldo Nocentini, José Mendes, Tiago Machado, Frederico Figueiredo, Alejandro Marque, César Montargil , Diogo Ribeiro, Ricardo Martins, Rúben Simão, Nicola Toffali, Alexsandr Grigoryev, Alvaro Trueba, Válter Pereira e David Livramento.
Do lado do Louletano/Aviludo, saíram Luís Mendonça, um dos principais ciclistas do emblema de Loulé, e Rui Rodrigues. Quanto a entradas, chegaram Leonel Coutinho, Nuno Meireles, Fran Rus e Ricardo Vale.
O plantel completo é constituído por Luís Fernandes, Vicente de Mateos, Oscar Hernandez, Márcio Barbosa, André Evangelista, Fran Rus, David de la Fuente, Ricardo Vale, Nuno Meireles, Nacho Perez e Leonel Coutinho.

Quanto à Volta ao Algarve, que vai para a estrada de 20 a 24 de Fevereiro, é encarada pelos dois clubes como uma prova de preparação para a nova época.
«É uma corrida com os melhores do mundo. Não é fácil ganhá-la, mas vamos tentar lutar pelas etapas e por uma boa classificação», disse Jorge Piedade ao nosso jornal.
Já Vidal Fitas, que espera «dar mais um passo, este ano, no projeto do Sporting/Tavira, que tem vindo a evoluir», referiu que a Algarvia «é muito difícil, pela qualidade dos participantes».
«Contudo, este ano apostámos em começar a época fora de Portugal, na Volta de San Juan (Argentina), para podermos estar a um bom nível nessa corrida», concluiu.
Comentários