Fórum debateu papel do desporto enquanto fator económico

Paulo Costa, GlobalSports afirmou que «é fundamental medir o impacto mediático e económico» das provas desportivas

«Temos de encarar o desporto como fator de desenvolvimento e até como um meio de aferir a capacidade financeira e cultural de uma sociedade», disse Luís Flores, presidente do LIDE Portugal, na abertura do Fórum Empresarial do Desporto, que decorreu na quinta-feira, dia 31, em Portimão, Cidade Europeia do Desporto 2019.

Nesta iniciativa, promovida pelos Territórios Criativos, pela LIDE Portugal, pela Câmara Municipal de Portimão e pelo ISMAT, debateu-se a gestão do desporto e a sua importância na economia local, nacional e global.

A sessão de abertura do Fórum Empresarial do Desporto ficou marcado pelos discursos de Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, , para quem «Portimão é sinónimo de desporto e tem condições para sê-lo cada vez mais», ou ainda de Vítor Pataco, presidente do IPDJ, que garantiu que «Portimão vai deixar um legado ao movimento desportivo».

As sessão de inspiração de Susana Feitor, atleta de marcha que participou em 5 edições dos jogos olímpicos, e de Paulo Pinheiro, diretor do Autódromo Internacional do Algarve, superou todas as expectativas.

Susana Feitor desafiou os presentes a «falhar» e Paulo Pinheiro destacou que o «Autódromo Internacional do Algarve é a maior vantagem competitiva de Portimão», e que «as corridas são um negócio, e o turismo à volta das corridas é um dos fatores que mais leva ao desenvolvimento das economias dos territórios».

O panorama atual do desporto, a sua importância enquanto fator económico e as perspetivas de futuro para esta indústria em crescimento, foram alguns dos temas debatidos na tarde de 31 de Janeiro. Paulo Costa, da GlobalSports, afirmou que «é fundamental medir o impacto mediático e económico» das provas desportiva.

No Fórum Empresarial do Desporto, marcaram ainda presença André Reis, da Escola de Boxe de Portimão, António Cordeiro, da EnneaSport, Elisabete Rodrigues, do Sul informação, Jorge Araújo, do ISMAT, e o Gil Guilherme, do emjogo.pt.

Na sessão de encerramento, Teresa Mendes, vereadora do desporto da Câmara Municipal de Portimão, traçou o objetivo de criar “Mais desporto para todos”, enquanto Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos, fechou o Fórum Empresarial do Desporto afirmando que «é essencial promover a prática desportiva, não só pelas questões de saúde, mas também pelos benefícios económicos que esta atividade traz aos territórios. O desporto move pessoas, atrai pessoas e cria interação entre pessoas de vários territórios».

 

Comentários

pub