As 7 Maravilhas Doces de Portugal vão ser eleitas em 2019

Gala final realiza-se a 7 de Setembro

As 7 Maravilhas Doces de Portugal vão ser eleitas em 2019, depois de terem sido escolhidas, em 2018, as 7 Maravilhas à Mesa. As candidaturas já estão abertas e, pela primeira vez, é possível incluir 7 candidatos numa só proposta.

As 7 Maravilhas Doces de Portugal foram lançadas esta terça-feira na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

O projeto foi apresentado por Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas, e o formato televisivo por José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional.

«Neste projeto olhamos para a doçaria portuguesa com uma perspetiva inovadora. Por um lado a criação de novos doces, que exploram produtos endógenos e de época. Por outro lado valorizamos a formação e a especialização em novas profissões associadas à doçaria e pastelaria portuguesa, e que nos faz estar aqui hoje, numa Escola de Hotelaria», explicou Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

«Claro que os doces que marcam a nossa infância, que são típicos por todo o país em épocas festivas, que são doces identitários de uma localidade ou região vão também fazer parte desta eleição. Um dos pilares das 7 Maravilhas tem sido, desde sempre, dar a conhecer as nossas tradições, contribuindo para a sua preservação. Por muito que o projeto se reinvente, a nossa missão mantém-se», acrescentou.

Luís Segadães

As categorias a concurso são: Doces de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação. As candidaturas terminam a 7 de Março e são realizadas online, no site oficial das 7 Maravilhas.

Segundo os promotores da iniciativa, «a grande aposta deste ano é na Inovação à base de produtos endógenos, incentivando ao empreendedorismo local. A tradição, a importância económica, social e cultural dos doces são também critérios preponderantes».

A oitava edição das 7 Maravilhas em Portugal «volta a reinventar-se e, este ano, os candidatos são votados por cada um dos 18 distrito e duas regiões autónomas, com 20 programas de daytime em direto a realizar nos meses de Julho e Agosto. Haverá nesta fase 7 candidatos por distrito e regiões autónomas, num total de 140 doces candidatos, sendo que de cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais».

Outra novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, um órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de Agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Catarina Furtado e José Carlos Malato voltam a ser os anfitriões e embaixadores das 7 Maravilhas, apresentando as três Galas (duas semifinais e uma Grande Final).

Em cada semifinal, são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri «assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces».

«Com este novo projeto, a RTP1 vai partir para mais uma saborosa viagem pelo nosso país. A televisão pública associou-se ao projeto das 7 Maravilhas desde a primeira hora, o que tem permitido revelar elementos diferenciados da nossa identidade nacional, sobretudo relacionados com o património histórico e cultural, a natureza ou a gastronomia», realçou José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional.

«Desta vez, o foco está no vasto património ligado à doçaria portuguesa, uma área onde tradição rima com inovação. De norte a sul, Madeira e Açores incluídos, distrito a distrito, as nossas equipas vão procurar a origem e a história dos doces mais emblemáticos do país, sejam recriações de velhas receitas de outros tempos, trabalhados por mãos sábias ao longo de séculos; sejam novas propostas que juntam a criatividade dos milhares de profissionais de pastelaria à diversidade de produtos endógenos locais, dois fatores que garantem a riqueza e a diversidade da doçaria nacional», acrescentou.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de Setembro e será também transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.

Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP, esteve também presente no evento de lançamento tal como Antero Jacinto, presidente do Grupo de Setor da Restauração Tradicional, Ana Paula Pais, diretora coordenadora de formação do Turismo de Portugal e Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

Comentários

pub