Portimão anuncia «profundas obras de remodelação» na Escola José Buísel

Obras devem ficar concluídas até ao final de 2020

A Escola Básica Professor José Buísel, em Portimão, vai ter profundas obras de remodelação, num investimento de 2,8 milhões de euros, suportado, em partes iguais, pelo Estado e pela Câmara Municipal. 

As obras, cujo concurso público será lançado ainda este ano, deverão estar concluídas no final de 2020, segundo revelou esta quinta-feira, 17 de Novembro, Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, durante a cerimónia que assinalou os 30 anos de construção daquele estabelecimento de ensino.

Na presença do delegado regional de Educação do Algarve, Alexandre Lima, a autarca realçou o papel que a EB Professor José Buísel vem desempenhando na preparação de milhares de jovens, «abrindo-lhes portas para o futuro».

A autarca também dirigiu palavras de reconhecimento aos professores pelo seu trabalho em prol da comunidade, pedindo-lhes «compreensão para o período complicado que se avizinha, devido às obras e aos respetivos constrangimentos, necessários para termos uma infraestrutura de qualidade, onde todos se sintam bem».

De resto, como Isilda Gomes sublinhou, «após uma luta bastante grande, e devido à urgência desta intervenção, optámos por arcar com metade da despesa, ou seja, um milhão e quatrocentos mil euros, apesar de o Estado ter inicialmente assumido cofinanciar 70 por cento dos encargos… Só que, depois, o processo foi alterado e restou-nos esta solução».

«Não estando previstas alterações de monta a nível da arquitetura, os trabalhos de remodelação e reabilitação incluem novas redes elétrica, de gás, de águas e de telecomunicações, a mudança de pavimentos e telas de cobertura, pinturas exteriores e a substituição das instalações sanitárias, entre outras medidas, proporcionando melhores condições de climatização, iluminação e acústica», adianta a Câmara de Portimão.

Uma das principais beneficiações previstas, a nível da climatização, «relaciona-se com a colocação de ventiloconvectores de parede em todas as salas, sendo de igual modo refeito o sistema de prevenção de incêndios, criadas melhores acessibilidades, reparada a vedação exterior e intervencionados o pavilhão desportivo e o campo de jogos», acrescenta a autarquia.

Nesta ocasião, foi hasteada à entrada da EB Professor José Buísel a bandeira “Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019” que, ao longo do ano, «ondulará neste e noutros estabelecimentos de ensino do concelho», conclui a Câmara Municipal.

Comentários

pub
pub