Empresa Águas do Algarve apoia produção teatral «Uma torneira na testa»

Mensagem apela à importância da educação ambiental e do uso consciente da água

António Eusébio, administrador da AdA, Luís Vicente, diretor da ACTA, e Teresa Fernandes, responsável de Comunicação da AdA – Foto: Daniel Pina

“Uma Torneira na Testa” é o nome da 19ª produção do VATe (Vamos Apanhar o Teatro) Serviço Educativo da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, que agora conta com o apoio da empresa Águas do Algarve (AdA).

«Uma torneira na testa», que tem como público preferencial os mais jovens, tendo a duração de 30 minutos, é um divertido diálogo entre duas personagens, apelando à importância da educação ambiental e do uso consciente da água.

Teresa Fernandes, responsável de Comunicação e Educação Ambiental da AdA, salienta que «a valorização dos recursos naturais, e do bem insubstituível que é a água, é, para a Águas do Algarve, uma frente, não de batalha, mas de muito investimento».

«A ver pelos comportamentos humanos tidos no dia-a-dia com o ambiente, os quais estão longe de serem os melhores, consideramos fundamental manter o investimento em parcerias profícuas que apoiam e dinamizam a valorização da natureza, da preservação da água, do Planeta, e da vida humana. É o caso presente desta 19ª produção do VATE, com o Projeto “Uma Torneira na Testa”», acrescenta aquela responsável.

Por isso, sublinha ainda Teresa Fernandes, é para a empresa «motivo de muito orgulho a realização desta parceria, com a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve».

 

Sinopse
“Imaginem um mundo sem água, sem o som dos animais, sem o som dos rios, sem o cheiro das flores… um mundo seco, completamente seco”. Este é o sonho do Sr. Desperdício que, através de um plano maquiavélico, pretende acabar com toda a água do planeta. O feitiço volta-se contra o feiticeiro e este acaba por perceber que a água é para poupar e sem ela não se pode viver. “Uma Torneira na Testa” é um divertido diálogo entre duas personagens, apelando à importância da educação ambiental e do uso consciente da água.

 

O que é o VATe

Criado em 2006 pela ACTA, o VATe tem como objetivo «trabalhar com comunidades do interior algarvio, de baixa densidade populacional, geograficamente afastadas dos centros culturais e, consequentemente, das atividades artísticas e culturais. Consiste não só em levar o Teatro a zonas de difícil acesso, mas também mostrar que a arte dramática pode ser uma importante ferramenta no que diz respeito à pedagogia social».

O projeto VATe leva o teatro a bordo de um autocarro adaptado, o que lhe permite  chegar mesmo aos locais onde não há qualquer sala de espetáculos.

As crianças e os idosos são os seus públicos preferenciais. Quanto às técnicas artísticas, este projeto recorre aos bonecos e às formas animadas (marionetas, fantoches, sombras, etc), à representação e à narração oral.

Nos ateliês, que se seguem ao espetáculo, trabalham-se dinâmicas de grupo, expressão dramática e corporal, técnicas de pesquisa e construção de histórias, construção e manipulação de bonecos e formas animadas.

Comentários

pub