Silves associa-se a campanha contra os abusos sexuais de crianças no desporto

Campanha “Start to Talk” visa acabar com o abuso sexual infantil em ambiente desportivo

Créditos: Depositphotos

A Câmara de Silves associou-se à campanha “Start to Talk”, que visa acabar com o abuso sexual infantil no contexto do desporto e sensibilizar o movimento desportivo para esta realidade e para a necessidade de o prevenir de forma proativa.

Esta campanha, que foi lançada no Dia Europeu para a Proteção das Crianças Contra a Exploração e Abusos Sexuais, «é um apelo para que as autoridades públicas e o movimento desportivo em particular ponham fim ao abuso sexual infantil e pretende sensibilizar o movimento desportivo para o abuso sexual de crianças e jovens no contexto do desporto, bem como apelar para que contribuam com medidas concretas de prevenção e resposta ao abuso sexual contra crianças e jovens no desporto», segundo a Câmara de Silves.

«Sendo o setor do desporto e juventude preponderantes ao nível da educação, formação e desenvolvimento pessoal e social dos seus intervenientes, conducente a adultos saudáveis e determinantes numa sociedade moderna e exigente, importa, pois, que todos os agentes que nele operam, sobretudo os adultos, possam estar conscientes de que este problema não pode existir e que as crianças e jovens têm o direito a uma prática desportiva num ambiente seguro e saudável», enquadrou a autarquia.

Assim, também a Câmara de Silves passará «a alertar para esta situação e promover o ambiente saudável para todos os que desejem praticar desporto, em todas as faixas etárias». Para isso, vai enviar para todas as associações desportivas e juvenis do concelho a informação disponibilizada no Kit de Formação desta campanha, que também pode ser descarregado da Internet.

Ao mesmo tempo, irá divulgar nas suas plataformas online um vídeo da campanha, «procurando desta forma promover estilos de vida saudáveis e o verdadeiro espírito desportivo, fazendo jus ao seu slogan “Somos Desporto”».

 

 

A campanha “Start to Talk” é promovida pelo Conselho da Europa. Em Portugal, além do Governo e do IPDJ, são parceiros da campanha a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e a Confederação Portuguesa de Associações de Treinadores.

Comentários

pub