São Brás deu «mais um passo nas políticas de inclusão social e integração»

Programa “Mentores para Migrantes” é uma iniciativa do Alto Comissariado para as Migrações

São Brás de Alportel já faz parte da rede do programa “Mentores para Migrantes”, dando mais «um passo importante nas polícias de inclusão social e integração». 

O protocolo foi assinado no passado dia 26 de Novembro, com o Alto Comissariado para as Migrações.

Este programa consiste na criação de uma rede que funciona com um modelo de mentoria e de promoção do voluntariado e cidadania participativa e pretende promover a inserção na sociedade portuguesa de imigrantes, proporcionando apoio, acompanhamento, orientação para a resolução de dificuldades.

«A promoção da igualdade de oportunidades, a sensibilização para a riqueza da diversidade, a promoção do voluntariado e a troca positiva de experiências são outros objetivos desta iniciativa», explica a Câmara de São Brás.

Este é um «projeto que vem justamente ao encontro das políticas do município são-brasense para a integração e apoio à comunidade migrante e das suas boas práticas de envolvimento da comunidade no acolhimento e apoio aos cidadãos que chegam de outros pontos do país e do mundo e que em São Brás de Alportel se devem sentir em casa», segundo Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal.

A autarca apresentou os eixos principais da política municipal para a integração da comunidade migrante, que é coordenada pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), «enunciando os muitos projetos, programas e iniciativas» que são desenvolvidos como sejam o Provedor do Cidadão Estrangeiro, a Coluna Intercultural no jornal local, a realização da Quinzena e do Mercadinho Intercultural ou o Kit Novo Residente.

Marlene Guerreiro fez referência ainda ao «extraordinário trabalho que é desenvolvido pelo Grupo de Amigos do Museu do Traje de São Brás de Alportel, verdadeira embaixada intercultural que é composto por diversas nacionalidades, albergando no seu seio entre muitas outras iniciativas um Grupo Coral Multilingue, um Grupo de Música Tradicional Ucraniana e um Grupo de Teatro Internacional».

Em São Brás de Alportel, mais de 10% dos residentes são cidadãos estrangeiros, de 50 nacionalidades diferentes.

Após conhecer os vários projetos em curso no concelho, a vogal do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) Romualda Fernandes congratulou o Município de São Brás de Alportel por promover uma integração natural dos seus migrantes.

Para aquela representante do ACM, o trabalho realizado no concelho é, «mais do que uma política, é uma atitude do Município e da comunidade».

Na sessão marcaram presença cidadãos são-brasenses, de diversas nacionalidades, e representantes de uma rede de
voluntários para a integração de migrantes, criada no âmbito da elaboração do Plano Municipal para a Integração de Imigrantes.

«A sessão contou ainda com um momento musical intercultural muito especial: o improvável duo de saxofone e acordeão, proporcionado pelo músico britânico Paulo Carter e pelo jovem português David Mendonça. Ambos têm coração são-brasense e a mesma paixão pela música. Paul integra o Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Veredas da Memória” e David integrou o seu acordeão no Grupo de Música Tradicional Ucraniana Jasmim».

Com a assinatura deste protocolo, o Município de São Brás de Alportel compromete-se a «executar e a promover o desenvolvimento do programa no concelho, bem como a desenvolver e divulgar atividades e promover inscrições de voluntários e de migrantes na sua plataforma informática de gestão».

Os interessados podem pedir mais informações no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de São Brás de Alportel, que funciona no Centro de Apoio à Comunidade.

O Programa “Mentores para Migrantes” é uma iniciativa do Alto Comissariado para as Migrações, desenvolvida em parceria com o Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial – Grace, que visa promover e criar ligações interculturais, através do relacionamento entre os mentores voluntários e os migrantes (emigrantes e imigrantes).

Comentários

pub