Hélder Pereira, da Escola Secundária de Loulé, é o Professor do Ano 2018

Distinção reconhece o «trabalho docente na escola e na partilha das suas experiências com toda a comunidade docente»

Hélder Pereira – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Hélder Pereira, geólogo, docente da Escola Secundária de Loulé, é o Professor do Ano, segundo a escolha da Comissão Editorial da Casa das Ciências.

A distinção, que é atribuída este ano pela primeira vez, reconhece o «trabalho docente na escola e na partilha das suas experiências com toda a comunidade docente».

A Casa das Ciências proclamou esta segunda-feira, 17 de Dezembro, o Professor do Ano 2018, numa cerimónia realizada no CIIMAR, Terminal de Passageiros do Porto de Leixões, em Matosinhos.

Ao completar 11 anos de atividade, a Casa das Ciências distingue anualmente um professor, a quem reconhece o mérito como docente do ensino básico ou secundário e da sua disponibilidade de partilhar a sua experiência com os colegas.

Hélder José Rodrigues Pereira é natural de Lisboa, onde nasceu em 1974. Fixou-se no Algarve, em 1992, onde concluiu a licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia e o mestrado em Gestão e Conservação da Natureza (especialização em Património Geológico) na Universidade do Algarve, respetivamente em 1997 e 2004.

É professor de Biologia e Geologia na Escola Secundária de Loulé, desde 2003, onde coordena e dinamiza as atividades do Clube das Ciências da Terra e do Espaço.

Tem participado com os seus alunos em diversos concursos, congressos e feiras de ciência, tanto a nível nacional como internacional, tendo os trabalhos apresentados sido galardoados com vários prémios.

Em 2005, foi um dos membros fundadores da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Geológico do Alentejo e do Algarve.

Entre 2008 e 2013 participou, como educador e comunicador de ciência, em várias missões oceanográficas, tanto a nível nacional como internacional. De entre estas missões, destaca-se o período de dois meses passados a bordo do navio JOIDES Resolution, quando serviu como Education Officer, durante a Expedição 339 do Integrated Ocean Drilling Program (IODP).

É autor e coautor de vários artigos científicos publicados em várias revistas nacionais e internacionais, sendo de destacar o trabalho «Onset of Mediterranean outflow into the North Atlantic» publicado, em 2014, na prestigiada revista Science.

É ainda autor e coautor de vários trabalhos na área do ensino, da divulgação e da promoção das ciências, destacando-se o livro “Histórias gravadas nas rochas – Guia de campo: à descoberta das rochas e fósseis em Loulé”.

Com o objetivo de promover o ensino experimental das ciências tem, desde o ano 2000, dinamizado ações de formação para professores e desenvolvido diversos materiais didáticos (alguns dos quais partilhados através da “Casa das Ciências”), baseados na utilização de dados científicos reais na sala de aula.

Enquanto docente da Escola Secundária de Loulé, tem ainda participado e coordenado diversos projetos nacionais e internacionais (Comenius, Erasmus+, Ciência Viva no Verão, entre outros).

É o coordenador do projeto UNESCO na Escola Secundária de Loulé desde setembro de 2018. É membro do Committee on Education da European Geosciences Union (EGU) desde outubro de 2018.

A Casa das Ciências é um projeto associado ao EDULOG, Fundação Belmiro de Azevedo, focado na melhoria da aprendizagem das ciências nas nossas escolas, disponibilizando a todos os seus visitantes um repositório de recursos digitais, um banco de imagens, uma enciclopédia de termos científicos. Todas estas valências são de acesso livre e gratuito, validadas cientificamente por membros de várias universidade portuguesas.

Trimestralmente, edita a Revista de Ciência Elementar, onde reúne artigos de temas científicos atuais de áreas tão diversas como a biologia e a matemática, passando pela biologia, física e geologia.

Tem ainda uma valência de formação, organizando um Encontro anual, certificado, reunindo, em cada edição (a 6ª edição será em 2019), entre 800 e 900 professores de todo o país.

 

Hélder Pereira, quando estava a bordo do JOIDES Resolution

 

Comissão Editorial da Casa das Ciências

José Ferreira Gomes (UNIVERSIDADE DO PORTO)
João Lopes dos Santos (UNIVERSIDADE DO PORTO)
Jorge Manuel Canhoto (UNIVERSIDADE DE COIMBRA)
José Francisco Rodrigues (UNIVERSIDADE DE LISBOA)
Luís Vítor Duarte (UNIVERSIDADE DE COIMBRA)
Maria João Ramos (UNIVERSIDADE DO PORTO)
Paulo Fonseca (UNIVERSIDADE DE LISBOA)
Paulo Ribeiro-Claro (UNIVERSIDADE DE AVEIRO)

Comentários

pub
pub