“Benjamim Renzo no Alentejo” vence Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes

Cerimónia de entrega do prémio está marcada para esta quinta-feira

O Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes vai ser atribuído à novela “Benjamim Renzo no Alentejo”, de Carlos César Miranda de Vasconcelos. O galardão vai ser entregue esta quinta-feira, dia 6 de Dezembro, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, às 21h30. A cerimónia insere-se nas Comemorações Oficiais do Dia da Cidade.

Segundo a Câmara de Portimão, o júri, que decidiu por consenso, «considerou que esta obra reunia critérios de originalidade (quebra de géneros tradicionais, construção de realidades) e de solidez literária (domínio da língua e seus recursos) adequados à criatividade que se pressupõe neste tipo de obras».

A novela vencedora conta uma história que «tem por base o desamparo e a paranóia kafkianos. O cenário de fundo é o Alentejo, cuja calma contrasta com a ambiguidade da ação. Benjamin Renzo é um Herói que o escritor criou para dar corpo às palavras, Benjamin Renzo terá uma série de aventuras».

A cerimónia vai contar com a participação especial do Grupo O Teatro da Caverna e da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, que comemora os seus 25 anos de existência, tal como a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, que acolhe a entrega do galardão.

Este prémio destina-se a todos os autores nacionais, a cidadãos de países de língua oficial portuguesa, cidadãos comunitários e, ainda, a demais cidadãos estrangeiros com situação regularizada de permanência em Portugal.

A criação do prémio literário Manuel Teixeira Gomes, «para além de constituir uma justa homenagem ao respetivo patrono, cuja vida e obra se encontram intimamente ligados a Portimão, ao Rio Arade e ao próprio Algarve, consubstancia iniciativa de especial relevância no âmbito da literatura nacional», conclui a Câmara de Portimão.

Comentários

pub