Algarve é uma das 5 regiões a beneficiar dos 26 milhões para apoiar árvores de crescimento lento

Apoio destina-se a promover a adaptação das florestas às alterações climáticas e a mitigar os seus efeitos

Um concurso para a melhoria da resiliência e do valor ambiental das florestas está aberto até 11 de Janeiro próximo. O apoio, no valor global de 26 milhões de euros, destina-se a promover a adaptação das florestas às alterações climáticas e a mitigar os seus efeitos, assim como a reabilitar os povoamentos em más condições vegetativas.

Trata-se de um concurso regionalizado, sendo o valor dos apoios diferenciado por cinco regiões (Algarve, Alentejo, Lisboa, Centro e Norte).

Financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020, através da Medida 8.1.5, o concurso visa apoiar as espécies florestais de crescimento lento, nomeadamente através do seu uso para substituição de áreas ocupadas por espécies de crescimento rápido. O apoio abrange ainda a limpezas dos terrenos.

Apenas é admitida uma candidatura por beneficiário, com exceção das Entidades Gestoras de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) que poderão submeter uma candidatura por cada ZIF, e entidades coletivas públicas que poderão submeter uma candidatura por cada Mata Nacional e por cada perímetro florestal.

As candidaturas podem ser submetidas através de formulário que está disponível no portal do Portugal 2020 ou do PDR.

Comentários

pub