Unidades de Saúde Móveis da ARS apresentadas a parceiros europeus

Projeto vai «beneficiar os utentes do Serviço Nacional de Saúde mais idosos, mais vulneráveis e residentes em territórios rurais de baixa densidade»

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve apresentou, no âmbito de um workshop europeu realizado nos dias 27 e 28 de Setembro, em Tavira, o projeto das dez Unidades de Saúde Móveis Proximidade (USMP) a implementar até ao fim deste ano. 

Um grupo de representantes de vários países europeus e diferentes entidades de saúde, entre elas a ARS Algarve, reuniram-se como forma de apresentar os projetos cofinanciados na área da saúde no âmbito dos Fundos Estruturais e de Investimento Europeus, com a presença da ESI Funds for Health, EuroHealthNet e DG Health and Food Safety da Comissão Europeia.

Intitulado «Acesso aos Cuidados de Saúde», este workshop permitiu aos participantes conhecerem o conjunto de projetos desenvolvidos nos respetivos países, tendo reunido no segundo dia um maior leque de pessoas de diversas autoridades de saúde, Organizações Não Governamentais, autarcas, beneficiários do financiamento europeu e outros interessados com o intuito de trocar experiências sobre as boas práticas implementadas nas outras regiões e partilhar os constrangimentos e ganhos alcançados com os diversos projetos.

Na sua intervenção, Paulo Morgado, presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, apresentou o projeto das dez USMP, cuja implementação «vai beneficiar os utentes do Serviço Nacional de Saúde mais idosos, mais vulneráveis e residentes em territórios rurais de baixa densidade», segundo a ARS.

Este projeto quer também «garantir uma prestação de cuidados de saúde de proximidade modernizada junto das populações nos concelhos de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira».

O Acordo Quadro para as USMP decorre da aprovação do cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional (PO) CRESC Algarve 2020, cujas candidaturas foram apresentadas pela ARS Algarve em parceria com os municípios da região, integrando também a AMAL que, enquanto parceira nos projetos, desenvolveu o Concurso Público Internacional para a celebração do acordo quadro que estabelece as condições jurídicas e técnicas do fornecimento das Unidades de Saúde Móveis de Proximidade.

O processo de aquisição das USMP está a ser realizado pelos municípios, que são os beneficiários financeiros do apoio comunitário. Mediante protocolos, cada um dos dez municípios vai colaborar, em articulação com a ARS Algarve e as unidades de saúde do SNS, para assegurar o apoio e os cuidados de saúde cada vez mais próximos à população.

No workshop «Acesso aos Cuidados de Saúde», a Unidade de Saúde Móvel Proximidade do concelho de Alcoutim esteve em exposição para todos os participantes nacionais e estrangeiros. Este foi o sexto e o último workshop desenvolvido em 2018 pelos Fundos Estruturais e de Investimento Europeus na Saúde, tendo o projeto liderado pela ARS Algarve sido escolhido pela sua dimensão e qualidade, no tema do acesso aos cuidados de saúde a populações vulneráveis.

Comentários

pub