Revista “Al-Úlyá” faz 25 anos e lança edição especial

Revista foi lançada em 1992

A revista “Al-Úlyá”, editada pela Câmara de Loulé, faz 25 anos de existência no dia 21 de Novembro e, para assinalar a data, será lançado mais um número da publicação que ficará ligado a este aniversário. 

«Este momento irá contar com a presença de todos os colaboradores deste número, num modelo tipo colóquio, cabendo a cada um deles apresentar o seu próprio artigo», diz a Câmara de Loulé.

Os participantes e os temas que vão ser apresentados são os seguintes: “25 Anos da Revista ‘Al-`Ulyà’”, por João Saboia/Pedro Serra, “Novas Novidades do Poder Local”, por Joaquim Romero Magalhães; “O ‘Livro da Repartição da Fruta’ de Loulé de 1450”, por Luís Miguel Duarte, “’Ouvi de mandado d’El Rei’: o poder real e o poder local em Loulé nos finais do século XV”, por Maria Helena Coelho, e “A Ordem de Santiago, A Coroa
Portuguesa e a Construção de uma Memória Sobre a Conquista do Algarve”, por Bernardo Vasconcelos e Sousa.

A estes juntam-se “A Epigrafia da Iª Idade do Ferro do Sudoeste Peninsular. A sua Investigação durante o Séc. XX”, por Mário Varela Gomes, “Da representação iconográfica dos atributos divinos – A propósito de IRCP 58” (José D’Encarnação), “Um Encontro com a História (Guilherme D’Oliveira Martins), Felipa de Sousa, Algarvia Condenada na Inquisição pelo ‘Pecado Nefando da Sodomia’”, por José Carlos Vilhena Mesquita, “’Felizmente Há Luar!” Luís de Sttau Monteiro, A Censura e a Polícia Política no Estado Novo”, por Luís Reis Torgal, “Pedreiros e Canteiros com Atividade em Loulé no Século XVIII”, por Francisco Lameira/Marco Sousa Santos; e “Alexandre Herculano”, por Pedro Gomes Barbosa.

No dia 21 de Novembro, as comemorações começam às 10h00, no Arquivo Municipal de Loulé. A participação neste evento é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e pode ser feita aqui.

No final haverá um pequeno espaço de diálogo com o público presente.

A revista “Al-Úlyá” é uma publicação de investigação científica interdisciplinar de divulgação cultural da propriedade da Câmara Municipal de Loulé, produzida e editada pelo então Arquivo Histórico Municipal, em 1992.

«Nas últimas duas décadas, a “Al-Úlyá” permitiu o registo e a difusão sistemática e rigorosa das pesquisas no âmbito da arqueologia, da história local, do património arquitetónico, etnográfico e cultural, alterando positivamente e por completo a forma de encarar as questões do património histórico-cultural que, por mérito próprio, passaram a ocupar um lugar estratégico no desenvolvimento do Município», diz a Câmara de Loulé.

Recentemente a revista foi disponibilizada na Web como resposta adequada às exigências dos investigadores e do público em geral, mas também, por forma a ampliar a afirmação dos valores da identidade louletana.

Comentários

pub