Poesia “invade” Olhão e nem o Caíque Bom Sucesso escapa

Encontro Internacional já é «um dos mais relevantes do Sul da Península Ibérica»

Créditos: Depositphotos

Exposições, apresentações de livros, palestras e até poesia a bordo do Caíque Bom Sucesso. Assim vai ser o IV Encontro Internacional Poesia a Sul que decorre de 19 a 28 de Outubro, em Olhão. 

Este festival inclui ainda momentos musicais, declamação de poemas, visitas a escolas de Olhão e deslocações a Ayamonte (Espanha), assim como aos concelhos algarvios de Castro Marim e Lagos.

Na edição deste ano, a iniciativa organizada anualmente pelo Município de Olhão é dedicada a João Lúcio, no centenário da sua morte. O programa tem início às 17h00 do dia inaugural, junto à estátua do poeta olhanense, com animação de rua e música, contando com a presença de muitos dos poetas convidados para esta edição.

Casimiro de Brito (Portugal), Teresa Rita Lopes (Portugal), Catherine Dumas (França), Maria Teresa Horta (Portugal), Manuel Moya (Espanha), Maria do Rosário Pedreira (Portugal), Iris Violeta Pujol (Porto Rico), Márcia Souto (Brasil), Uberto Stabile (Espanha), Chi Trung (Vietname), Antonio Orihuela (Espanha) ou Yasmina Tippenhauer (Colômbia) são alguns dos autores que marcam presença em Olhão nestes dias.

Comissariado pelo poeta Fernando Cabrita, o Poesia a Sul, «é um encontro literário singular no panorama nacional e um dos mais relevantes do sul da Península Ibérica», segundo a Câmara de Olhão.

A poesia que se faz no Mundo chega todos os anos a vários palcos da cidade através deste evento que, nesta quarta edição, conta com o apoio institucional do programa cultural 365Algarve e tem como media partners as rádios Antena 1 e Antena 2.

Com cerca de 70 participantes confirmados, oriundos de 16 países, e além de iniciativas em Castro Marim, Lagos e Ayamonte, Olhão recebe, durante estes 10 dias, eventos culturais em locais tão emblemáticos da cidade como o Auditório Municipal, o Arquivo Municipal António Rosa Mendes, a Sociedade Recreativa Progresso Olhanense, a Re-Criativa República 14, a Câmara Municipal de Olhão, o Jardim João Lúcio, o Museu Municipal – Edifício do Compromisso Marítimo, a Galeria Sul, Sol e Sal, os Mercados Municipais, o Caíque Bom Sucesso ou alguns dos bares dos mercados.

O programa completo e informação sobre os participantes podem ser consultados aqui.

Comentários

pub
pub