“Linhas Cruzadas” desafia a criar escultura coletiva na Ermida da Guadalupe

Esta é a terceira sessão deste projeto do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos

Ermida da Guadalupe – Foto de Arquivo

A terceira sessão do projeto Linhas Cruzadas – Fio da Memória, de Susana de Medeiros e Conceição Gonçalves, vai poder ser vista no dia 27 de Outubro, um sábado, às 10h30, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila do Bispo.

Nesta iniciativa, o público é desafiado a pegar em plantas de edifícios públicos e monumentos do Algarve, selecionadas através de um trabalho prévio de pesquisa, e «transformar estes desenhos, que são uma construção abstrata do espaço habitado e vivido com os sentidos, numa escultura».

Esta obra, que também pode ser vista «como um desenho tridimensional», será feita «com canas, fios e cordas» e, depois de terminada, «será pendurada numa estrutura maior passando a fazer parte integrante de uma escultura coletiva».

Antes disto, «haverá uma conversa sobre a utilização da cana na arquitetura vernácula, nas hortas e em objetos do quotidiano (do mundo rural)», em que participarão a artista plástica Susana de Medeiros e a arquiteta Raquel Morais.

“Linhas Cruzadas” é um projeto da Tertúlia Associação Sócio – Cultural de Aljezur e que integra o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, programa cultural dinamizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

Os participantes devem trazer roupa confortável, chapéu e pequeno lanche para piquenique. A atividade tem a duração de cerca de três horas e meia.

Comentários

pub