Festival de Órgão do Algarve regressa já em Novembro com muitas novidades

Festival marcado pela inauguração do restauro do órgão da Igreja Matriz de Portimão e apresentação dos alunos da Escola de Órgão da Sé de Faro

Órgão da Sé de Faro | Foto: Pablo Sabater/Sul Informação

A inauguração do restauro do órgão da Igreja Matriz de Portimão, a estreia dos alunos da escola de órgão de Faro e um concerto pedagógico, pensado para os mais novos, são as principais novidades da 11ª edição do Festival de Órgão, que vai percorrer os concelhos de Faro, Portimão, Loulé e Tavira entre 2 e 30 de Novembro.

Ao todo, serão 13 apresentações, incluindo concertos, o concerto pedagógico, a apresentação dos alunos da escola de órgão de Faro e a missa acompanhada ao órgão, protagonizados por seis organistas e vários cantores e instrumentistas.

O concerto de arranque do Festival tem lugar em Faro, no dia 2 de Novembro, com a organista Margarida Oliveira e o tenor Bruno Nogueira, na Igreja do Carmo. Este espaço, no dia 10, receberá também uma «combinação peculiar» de órgão e trompa, com Daniel Nunes e Edgar Barbosa.

Na Sé de Faro, no dia 17 de Novembro, Sérgio Silva e o Ensemble Vocal Introitus apresentarão um programa de invocação Mariana, enquanto o conceituado organista espanhol Andrés Cea Galán, no dia 24, percorrerá as escolas organísticas alemã, holandesa e ibérica.

A presença de Andrés Cea Galán, que também vai atuar na Igreja de Santiago, em Tavira, no dia 23, «é um dos destaques» desta edição do Festival de Órgão, segundo explicou, ao Sul Informação, Patrícia Neto Martins, da Associação Música XXI, que organiza o evento. «O Andrés Cea Galán tem um currículo internacional bastante grande, viaja bastante dando formações, fazendo conferências e está ligado à área da investigação das tradições históricas do órgão».

Alguns dos 800 tubos do órgão da Igreja de Portimão | Foto: Elisabete Rodrigues

Outro dos destaques, em 2018, no Festival de Órgão, ainda que seja um dos eventos extra-concertos, é o concerto pedagógico, que também vai acontecer na Sé de Faro, no dia 15 de Novembro, às 10h00. Este será um espetáculo «direcionado para as escolas. É uma iniciativa que já tem sido feita noutros locais e quisemos replicar. Já foi feito na Madeira com 520 crianças. Aqui será com outra outra dimensão, até porque é a primeira vez que o fazemos», explica Patrícia Neto Martins.

Neste espetáculo, será apresentada «uma história infantil, narrada, vamos ter a organista, Inês Machado, que fará a representação das personagens no órgão e vamos ter a projeção na tela. Depois, os miúdos podem colocar questões, eventualmente subir e experimentar o instrumento. No fundo, queremos motivar e interessar as crianças, em idade escolar, para este património que é o órgão da Sé de Faro, com uma importância patrimonial elevada, e com mais de 300 anos».

Ainda na Sé de Faro, também num momento extra-concertos, vai apresentar-se a Escola de Órgão da Sé. «É um projeto que começou no final de 2017, com o organista André Ferreira como professor, com o patrocínio do Cabido da Sé. São cerca de 20 alunos».

Segundo Patrícia Neto Martins, «esta foi uma semente que nós deixámos e vamos ter a apresentação dos alunos (dia 18, às 16h00) e missa acompanhada ao órgão, também com a sua participação e com o Coro de Câmara Vozart (dia 25, às 12h15). Esse é o objetivo desta escola, que prepare os alunos para participarem nas liturgias, e que possam fazer acompanhamento em qualquer órgão de tubos da região, percorrendo e conhecendo vários órgãos».

Outra estreia neste festival, vai acontecer na Igreja Matriz de Portimão, onde o órgão de tubos foi recentemente restaurado, conforme o Sul Informação deu conta. «O último concerto, no ano passado, esteve em risco de não acontecer porque houve uma falha técnica. Não fosse o acaso de o organeiro ter ido assistir e o espetáculo não se teria realizado. Em Março, fizemos contactos com a paróquia e com a Câmara Municipal, foi apresentada proposta de trabalho e, em Agosto, foi possível começar os trabalhos que ficaram concluídos em Outubro», conta a diretora artística do festival.

Igreja Matriz de Boliqueime

«Já dá para perceber que está bastante diferente nas suas capacidades. Será um momento muito especial, a inauguração do restauro do órgão, e o Coral Adágio está convidado. Nesse concerto, que abre o festival em Portimão (dia 3 de Novembro), vamos ter, primeiro, o órgão a solo e depois com o Coral Adágio, que vai apresentar uma obra bastante interessante, de grande complexidade técnica e vocal, que é inspirada num salmo religioso de Scarlatti», acrescenta.

Também na Igreja Matriz de Portimão, Daniel Nunes e Edgar Barbosa vão apresentar música de câmara para órgão e trompa, no dia 9 de Novembro.

Já a Igreja Matriz de Boliqueime vai acolher «um concerto muito interessante, que fará um itinerário vocal pelos vários altares. O grupo vocal Introitus fez uma pesquisa histórica no local e recolheu uma obra de um dos missais antigos da igreja», revela Patrícia Neto Martins.

Segundo a responsável, «estamos ainda a aguardar confirmação, mas foi convidado para este concerto Guilherme d’Oliveira Martins, que tem ligações familiares a Boliqueime e está ligado ao património cultural. Também a escritora Lídia Jorge foi convidada para declamar algumas frases que antecedem a apresentação total das obras». Este espetáculo está marcado para o dia 16 de Novembro. O segundo concerto, nesta igreja, no dia 23 de Novembro, será conduzido pelo organista Paulo Bernardino.

O encerramento do Festival de Órgão do Algarve está marcado para o dia 30 e também ficará a cargo de Paulo Bernardino, na Igreja da Misericórdia, em Tavira.

Os concertos realizam-se às 21h30 e todos os eventos são de entrada livre.

O Festival de Órgão do Algarve 2018 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e RUA FM.

Conta ainda com a parceria da Ordem do Carmo de Faro, do Cabido da Sé de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira.

 

Clique aqui para conhecer todo o programa: https://issuu.com/musicaxxi/docs/programa_foa2018_final_ff_digital

 

 

Comentários

pub