Assembleia de Freguesia de Sagres exige ordenamento do caravanismo

Uma das exigências é que se passem a cobrar as coimas na hora em que a multa for passada

A Assembleia de Freguesia de Sagres quer que as autoridades sejam mais severas no controlo do caravanismo selvagem.

Numa moção aprovada no dia 27 de Setembro, este órgão exige ao Governo uma mudança da lei para que as multas aos donos de autocaravanas e de outros veículos que não cumprirem a lei «sejam pagas na hora, sob pena de apreensão dos documentos da viatura, tal como as outras infrações automóveis».

Também solicita «que sejam efetuadas mais ações de vigilância e fiscalização».

Em causa está o caravanismo selvagem, que «está a tomar de assalto Sagres e toda a Costa Vicentina, invadindo os parques de estacionamento das praias, estacionando junto às falésias, pernoitando em roulottes, carros, carrinhas ou tendas e consequentemente “semeando” lixo por onde passam».

Isto apesar de no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina ser «proibida a prática de campismo ou caravanismo fora dos locais para tal destinados».

«Apesar de haver ações de fiscalização, que têm gerado muitos processos de contra-ordenação, os mesmos não surtem efeito, devido ao facto das coimas só serem aplicadas após notificação em carta registada, com aviso de receção», lê-se no documento. Mas, tendo em conta que «a maioria dos autuados são cidadãos estrangeiros», muitas vezes «as coimas aplicadas não chegam a ser pagas».

Os autores da moção defendem que «a população está a ficar indignada e revoltada com este problema, que já está a por em causa a sua segurança e a livre circulação».

Comentários

pub