Cristóvão Norte exige que o Algarve seja «a prioridade nacional da saúde»

O deputado do PSD defende que «a saúde não pode ser negada aos algarvios»

Menos cirurgias, menos consultas, mais mortes registadas no internamento e nas urgências hospitalares e básicas e um «aumento exponencial» das queixas. Estes são alguns dos dados do relatório de produção clínica do CHUA relativo aos primeiros meses do ano destacados pelo deputado do PSD Cristóvão Norte, que exige que o Governo  eleja o Algarve como «a prioridade nacional da saúde».

Segundo o deputado social-democrata eleito pelo Algarve, até Abril, e em comparação com o mesmo período do ano passado, «regista-se um recuo de 21% nas cirurgias programadas, 8% nas externas, menos 6% de primeiras consultas e consultas subsequentes e, mais preocupante ainda, um aumento de mais de 8% nos óbitos».

Cristóvão Norte revelou, ainda, que «no passado fim de semana, sem ortopedia em Faro, três doentes foram enviados para Portimão, recambiados para Faro e novamente enviados para Portimão».

Estas situações, defende, «lançam o pânico em cidadãos mais frágeis e que atestam a incapacidade de resposta de quem se vê a braços com recursos insuficientes; o hospital de Faro tem estado nos últimos dias a funcionar sem TAC, para além de persistir na prática de ter doentes internados nas urgências».

«Temos de há muito os piores números, estas perdas são dramáticas e as queixas são a expressão de dor e desespero que se tem preferido ignorar levianamente. Os episódios negativos são mais recorrentes e estamos a andar para trás no acesso e na produção clínica. A saúde não pode ser negada aos algarvios», concluiu Cristóvão Norte.

Comentários

pub