Faro foi a Zagreb participar em reunião do Banco Mundial

O Município de Faro foi um dos participantes na reunião do Banco Mundial, que se realizou esta terça-feira, 3 de […]

O Município de Faro foi um dos participantes na reunião do Banco Mundial, que se realizou esta terça-feira, 3 de Julho, em Zagreb, na Croácia, com o tema “Doing Business in the European Union 2018” (Realização de negócios na União Europeia).

Na reunião, que contou com mais de 100 participantes, de vários países europeus, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, integrou o painel “Remoção de obstáculos para o crescimento das PME’s ao nível regional”, onde destacou as «condições únicas que Faro apresenta para atrair investimento, seja pela rede de infraestruturas, pelos recursos humanos qualificados ou pelas condições naturais de que dispõe».

O autarca destacou ainda o investimento que a capital algarvia «está a realizar na desburocratização e simplificação de processos, nomeadamente através da desmaterialização do processo de licenciamento de obras particulares, com o objetivo de tornar Faro ainda mais competitiva, na captação de investimento», conta a Câmara de Faro.

Para Rogério Bacalhau, a realidade, hoje, «é bastante melhor do que aquela que existia há alguns anos, no que respeita ao licenciamento de obras, sendo os projetos que reúnem todas as condições aprovados num curto espaço de tempo».

No entanto, garante a Câmara, o autarca «não pretende ficar por aqui, assumindo a ambição de tornar os serviços ainda mais eficiente e eficazes, permitindo, desta forma, encurtar ainda mais os prazos, sempre com o objetivo de atrair mais investidores para o concelho, com o objetivo de criar mais empregos e riqueza».

O projeto Doing Business foi lançado em 2002, pelo Banco Mundial, e avalia as medidas de regulamentação existentes e seu impacto na criação de negócios e ao longo de todo o ciclo de vida das PME’s (pequenas e médias empresas). Este estudo já foi realizado em mais de 190 economias e cidades selecionadas.

Esta avaliação pretende comparar os diferentes ambientes de regulação de negócios entre as economias e ao longo do tempo, incentivando as economias a competirem por uma regulamentação mais eficiente.

Comentários

pub