Bonecas artesanais da dona Filipa de Sousa vão estar expostas em Salir

A dona Filipa Faísca de Sousa, natural de Querença, é uma das mais carismáticas artesãs do concelho de Loulé e […]

A dona Filipa Faísca de Sousa, natural de Querença, é uma das mais carismáticas artesãs do concelho de Loulé e vai ter direito a expôr as suas bonecas artesanais no Dia do Município, 10 de Maio, das 9h00 às 17h00, no Posto de Turismo de Salir. 

Cada boneca retrata ao pormenor um ofício, uma tradição ou mesmo um costume do interior.

A coleção de bonecas foi recentemente adquirida pela Câmara de Loulé com o intuito de dar a conhecer o minucioso trabalho desta senhora, sábia conhecedora das tradições e cultura da serra de Loulé.

Filipa Faísca de Sousa nasceu no sítio do Borno, em Querença, a 22 de Maio de 1934. Em tenra idade começou a interessar-se por cantigas, contos, orações e lengalengas da cultura popular que ouvia de sua mãe ou que aprendia no seu dia a dia.

Nos anos 80, começou a fazer artesanato, nomeadamente a confecionar bonecas de trapo que contam parte da cultura local, falam das gentes e da vida no campo. Ao longo dos anos, muitos têm sido os admiradores da arte da dona Filipa de Sousa, tão bem representada pelas suas bonecas feitas à mão e vendidas em mercados ou lojas de artesanato no concelho de Loulé.

Os interessados poderão visitar a exposição a partir de 10 de Maio, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, no Posto de Turismo de Salir. A entrada é gratuita.

Comentários

pub