Aeroporto de Faro vai ter mais 13 inspetores do SEF entre 1 de Junho e 30 de Setembro

O Aeroporto de Faro vai ser reforçado com mais 13 inspetores do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras a […]

O Aeroporto de Faro vai ser reforçado com mais 13 inspetores do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras a partir de 1 de Junho, «em resposta ao aumento do fluxo de passageiros nos aeroportos nacionais previsto para a época de Verão».

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras anunciou também um reforço de 36 inspetores para o Aeroporto de Lisboa, 16 para o do Porto, dois para o de Ponta Delgada e dois para o do Funchal.

Além deste reforço, que vai estar em vigor até ao dia 30 de Setembro, o SEF adianta que «está a decorrer um concurso interno para a admissão de 45 novos inspetores da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, e um concurso externo de ingresso no mapa de pessoal do SEF para mais 100 elementos».

Segundo a força de segurança, «este aumento de meios humanos permitirá, no futuro, que continue a reforçar-se os postos de fronteira, tendo presente a expectativa de um contínuo crescimento dos números de passageiros a controlar».

O Aeroporto de Faro foi notícia lá fora, em particular na Irlanda, devido ao «caos» que se gerou na zona de controlo de passaportes no dia 6 de Maio, devido à falta de inspetores do SEF. Turistas irlandeses denunciaram nas redes sociais que havia apenas um inspetor a trabalhar, queixaram-se de «desorganização» e dos tempos de espera.

Alberto Mota Borges, diretor do Aeroporto de Faro, disse, na altura, ao Sul Informação que esta foi uma «situação pontual que não deve ser generalizada».

Segundo o responsável, um pico de tráfego coincidiu «com um período em que, por motivos operacionais do SEF, se registou uma menor disponibilidade de meios humanos, originando por essa via uma redução de capacidade pontual do controlo de fronteiras».

O responsável máximo pela infraestrutura aeroportuária algarvia garantiu ainda que «a ANA Aeroportos de Portugal tudo fará junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para que a situação não se repita».

Comentários

pub