Volta de Apoio ao Emprego “arranca” em Albufeira

A primeira sessão da Volta de Apoio ao Emprego (VAE), no Algarve, realiza-se no dia 5 de Abril, a partir […]

A primeira sessão da Volta de Apoio ao Emprego (VAE), no Algarve, realiza-se no dia 5 de Abril, a partir das 14h30, no auditório da Associação Empresarial dos Hotéis e dos Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), em Albufeira. 

O objetivo da Volta de Apoio ao Emprego é promover a correspondência entre aqueles que procuram empregos e os empregos disponíveis no nível da União Europeia.

Assim, ao longo do ano, serão organizadas ações, em várias localidades do Continente e das ilhas, para divulgar oportunidades concretas de emprego e de apoio à empregabilidade, contribuindo para responder à primeira prioridade da Comissão Europeia (um novo impulso para o emprego, crescimento e investimento) e as principais preocupações dos cidadãos: o emprego, a aquisição de qualificações e as saídas profissionais.

Este ano, o primeiro evento a realizar no âmbito da VAE na região do Algarve irá ter uma temática e destinatários diferentes, tendo em conta a conjuntura económica da região. Será um evento dirigido às empresas do setor hoteleiro e do turismo e conta com a colaboração da AHETA (Associação Empresarial dos Hotéis e dos Empreendimentos Turísticos do Algarve) e da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.

O programa incidirá sobre os temas: captação de profissionais qualificados e apoios à mobilidade no âmbito da Rede Eures – que oferece às empresas uma série de serviços de qualidade que medeiam as suas necessidades e as condições do mercado de trabalho – e do Eures Transfronteiriço Andaluzia-Algarve; o programa Erasmus para jovens empresários, as valências da Rede Europe Direct e o Passaporte Europeu de competências para o setor da hotelaria/turismo.

A entrada é gratuita, embora sujeita a inscrição prévia que pode ser feita aqui. Mais informações, podem ser recolhidas junto do Centro Europe Direct Algarve.

Desde 2013 que a Representação da Comissão Europeia em Portugal, através da rede de Centros de Informação Europe Direct e em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, promove a Volta do Apoio ao Emprego em Portugal.

 

 

Programa da iniciativa:

14h00 – Receção;

14h30 – Abertura AHETA/ Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)/Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR-Europe Direct);

15h00 – A Rede EURES e o EURES T – potencialidades para a captação de profissionais qualificados e apoios à mobilidade – Rede EURES;

15h40 – Questões

15h50 – Divulgação do ERASMUS para jovens empresários – EYE para novos empresários na área do turismo – ANJE

16h10 – Questões

16h20 – Rede Europe Direct: missão e valências

16h30 – Intervalo (Coffee break)

(informações e publicações no balcão de atendimento do EDirect e da rede EURES no local)

17h00 – O Passaporte Europeu de competências para o setor da hotelaria/turismo – Turismo de Portugal

17h20 – Questões

Encerramento Rede Eures e Europe Direct

 

 

Comentários

pub