Urban Sketchers do Algarve desenham cantos e recantos de Portimão

Portimão volta a ser, nos dias 24 e 25 de Março, ponto de encontro para os Urban Sketchers do Algarve.  […]

Centro histórico de Portimão

Portimão volta a ser, nos dias 24 e 25 de Março, ponto de encontro para os Urban Sketchers do Algarve. 

A iniciativa surge no âmbito do Dia Nacional dos Centros Históricos.

No primeiro dia haverá um workshop de desenho e, na manhã de domingo, 25 de Março, este grupo dinamiza o Encontro Urban Sketchers, onde serão desenhados os cantos e recantos de Portimão.

O workshop de desenho terá como tema “ Perspetivas distorcidas: arquitetura e pessoas” e estará a cargo dos formadores António Procópio e Pedro Loureiro, ambos arquitetos e membros do grupo Urban Sketchers Algarve.

Com a colaboração do ISMAT- Instituto Manuel Teixeira Gomes, a iniciativa realiza-se das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30. A participação é gratuita,l estando aberto o workshop à participação de todos aqueles que gostam de desenhar.

Como material necessário são aconselhadas ferramentas de desenho livre e cadernos A5 ou A4 de preferência. Os interessados poderão obter informações e fazer a sua inscrição através do email [email protected]

No domingo, a partir das 10h00, o TEMPO- Teatro Municipal de Portimão será o ponto de partida para uma viagem pelas ruas do centro da cidade onde os participantes podem retratar as suas obras arquitetónicas ou focar-se nas vivências que a caraterizam, consoante as preferências de cada desenhador.

Todos são bem-vindos, sejam amadores ou profissionais, «pois o grande objetivo é mesmo atrair pessoas que nunca desenharam a juntarem-se aos Urban Sketchers e partilhar conhecimentos, aperfeiçoando técnicas». Os interessados poderão obter informações e fazer a sua inscrição através do seguinte email [email protected]

Ambas as iniciativas acontecem no âmbito do programa de atividades do município ao nível da ARU- Centro Histórico de Portimão, com o objetivo de manter viva a memória da cidade e capacitar o envolvimento e participação da comunidade no processo de reabilitação urbana e contam com o apoio do ISMAT, sendo que este ano integra também a programação do Março Jovem.

Esta é já a 3ª edição do Encontro Urban Sketchers Algarve em Portimão com o apoio do Município de Portimão, que o ano passado trouxe até à cidade mais de vinte autores, oriundos sobretudo da zona do barlavento algarvio que por essa ocasião registaram diferentes vivências do centro histórico.

«Os desenhadores urbanos são conhecidos por ficarem horas no mesmo local, a absorverem os detalhes que escapam ao olhar desatento de quem por lá passa diariamente. Registam o seu trabalho no diário gráfico — é assim que se chama o caderno onde figuram os seus esboços», diz a Câmara de Portimão.

Os Urban Sketchers Algarve são um coletivo de autores que desenham neste caso a Região do Algarve em diários gráficos e encontram-se para desenhar pontualmente de acordo com o Manifesto Urban Sketchers.

Para mais informações sobre o projeto, clique aqui. 

Comentários

pub