Primeiro Laboratório de Enologia do Algarve já está a funcionar

O primeiro Laboratório de Enologia do Algarve, localizado nas instalações da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) em Lagoa, já está […]

O primeiro Laboratório de Enologia do Algarve, localizado nas instalações da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) em Lagoa, já está em funcionamento. 

Este laboratório está apto para a realização de análises ao vinho terminado (pronto para consumo), mosto (vinho em fase de produção) e vindima (maturação da uva).

Estes três tipos de ensaios «estão disponíveis não só para os produtores, como para qualquer entidade pública ou privada que o solicite, através do preenchimento de um boletim de análises e entrega da respetiva amostra, recebendo depois os resultados por via eletrónica», explica a CVA.

O laboratório «está dotado com modernos e funcionais equipamentos, baseado na análise das amostras por Infravermelhos (FTIR), tecnologia que permite uma boa otimização de custos de operação e manutenção, sendo adequada para obtenção das informações críticas para uma enologia cada vez mais técnica e que necessita de dados rigorosos, desde os níveis de acidez, de PH ou de açúcares, para a tomada de decisões que se refletem em vinhos de qualidade superior».

Para Carlos Gracias, presidente da CVA, este laboratório «veio colmatar uma aspiração do setor, pois não existia qualquer laboratório deste género na região. Os produtores terão assim uma ferramenta disponível, em tempo útil para a determinação analítica dos ensaios necessário à gestão das suas produções».

Os produtores algarvios mostram-se satisfeitos pela existência deste laboratório, destacando sobretudo a rapidez e proximidade.

É o caso de João Mariano, da Quinta da Penina, que refere que, «apesar de ter uma avença com outro laboratório, este não é da região e tem sempre uma demora acrescida na obtenção de resultados, o que o da CVA vem colmatar».

Mário Santos, produtor da Quinta da Tôr, destaca a importância de «poder acompanhar os vinhos e a uva quase no momento um fator importante para uma viticultura e enologia de sucesso».

Este laboratório está integrado no projeto Algarve Wines & Spirits, cofinanciado pelo CRESC Algarve/Portugal 2020, e promovido pela CVA.

Francisco Serra, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, realça as mais valias e a importância regional do laboratório.

«Potenciar a transferência de conhecimento para as empresas do setor vitivinícola e garantir a qualidade e segurança dos produtos regionais é um fator determinante para o desenvolvimento do setor agroalimentar, identificado como domínio emergente na Estratégia de Especialização Inteligente», conclui.

 

Comentários

pub