Ourique: Intervenção melhora qualidade da água da barragem do Monte da Rocha

A Barragem do Monte da Rocha, em Ourique, vai ser alvo de operações de limpeza para garantir uma melhor qualidade […]

A Barragem do Monte da Rocha, em Ourique, vai ser alvo de operações de limpeza para garantir uma melhor qualidade da água. 

O Governo escolheu a Barragem do Monte da Rocha, em Ourique, para anunciar, esta quarta-feira, 24 de Janeiro, o novo Programa de Intervenções a Curto Prazo nas Albufeiras, em que foram identificadas necessidades de intervenções para ampliarem a capacidade de armazenamento e a melhoria da qualidade da água.

Na barragem de Ourique, que regista, agora, um volume de água de apenas 8%, os principais trabalhos deste programa vão incidir, então, na melhoria da qualidade da água.

Segundo a Câmara de Ourique, a iniciativa é um «passo positivo na construção de soluções sustentáveis e de futuro para o fornecimento e o uso eficiente da água no território de Ourique e do Baixo Alentejo».

A esta notícia junta-se outra, já mais antiga, que o Município de Ourique saudou «efusivamente», no final de 2017: o anúncio da obtenção de 260 milhões de euros de financiamento do Banco Europeu de Investimento para o reforço da aposta no regadio, do armazenamento de água e para o seu uso eficiente.

«A concretização do projeto de ligação da barragem do Roxo à barragem do Monte da Rocha é uma grande notícia para Ourique e para o Baixo Alentejo. Uma notícia que significa sustentabilidade, boa gestão dos recursos naturais e futuro», disse, então, Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique.

Comentários

pub