Crianças de Olhão estão a aprender a fazer lanches saudáveis

Os alunos dos jardins de infância e escolas do 1º e 2º ciclos do concelho de Olhão estão a aprender […]

Os alunos dos jardins de infância e escolas do 1º e 2º ciclos do concelho de Olhão estão a aprender a fazer lanches saudáveis. 

 

Este workshop é orientado e promovido por nutricionistas, adaptando-se consoante a idade das crianças junto dos quais é desenvolvido.

De acordo com a nutricionista Cristiana Nascimento, que esteve esta segunda feira, 29 de Janeiro, na Escola EB 2,3 Dr. Alberto Iria, «atualmente, as crianças e adolescentes tendem a ter maus hábitos alimentares, o que afeta a sua vida adulta através do desenvolvimento de doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia».

De uma forma ligeira e participativa, os alunos de uma das turmas do 5º ano daquele estabelecimento de ensino foram convidados a partilhar o que costumam comer no lanche da manhã e da tarde e a refletir se se tratam das melhores escolhas, adquirindo informações úteis, que lhes permitirão optar por alternativas mais saudáveis e igualmente saborosas.

Na segunda parte do workshop, as crianças tiveram oportunidade de pôr as mãos na massa e aprenderam a confecionar bolinhos de cacau e côco, uma sugestão que muito agradou os pequenos participantes.

Já nos jardins de infância, a atividade começa com uma breve apresentação, onde são abordados os princípios básicos da alimentação saudável, através da utilização de alimentos feitos de cartão.

Depois, é feito um jogo, onde os alunos colocam, à vez, um alimento numa placa de cartão, dividida em duas secções, uma para os alimentos saudáveis e outra, para os pouco saudáveis.

No 1º ciclo, o workshop começa com uma abordagem aos princípios básicos da alimentação saudável, através da utilização da Roda dos Alimentos.

Só depois é realizado um jogo, onde os mais pequenos compõem um dia de refeições saudáveis.

Comentários

pub