Pedro Filipe Soares vai a Loulé debater Orçamento de Estado

A sessão pública de debate “Que Orçamento de Estado e qual a sua incidência no Algarve?” realiza-se esta sexta-feira, 17 […]

A sessão pública de debate “Que Orçamento de Estado e qual a sua incidência no Algarve?” realiza-se esta sexta-feira, 17 de Novembro, às 21h00, na sala da Assembleia Municipal de Loulé, com a presença do deputado bloquista Pedro Filipe Soares. 

Segundo o Bloco de Esquerda Algarve, «contrariando orientações das instituições europeias e recuperando os rendimentos do trabalho, foi possível iniciar-se a recuperação da economia e do emprego em Portugal a um ritmo superior à média da zona euro. São desta forma completamente desmentidos os anúncios a um desastre resultante da subida do salário mínimo nacional, do descongelamento de pensões ou do fim dos cortes inconstitucionais nos salários e nas pensões».

Só que, alerta o partido, «das medidas do Orçamento de Estado de 2018 já anunciadas pelo Governo, e que se traduzem em investimento público, nenhuma é dirigida à região do Algarve: inexistência de qualquer dotação para a construção dum Hospital Central, a requalificação total da EN125 continua a ser uma miragem e não se vislumbra o levantamento dos pórticos na Via do Infante/A22».

Além disto, «não é prevista qualquer requalificação da via férrea algarvia e construção de novas ligações, entre as quais ao Aeroporto de Faro. Setores que ainda dinamizam a economia regional, como a pesca, são completamente obliterados do mapa de investimento do Estado», considera o Bloco de Esquerda.

«O Orçamento de Estado para 2018 é um instrumento importante para o aprofundamento da recuperação do país na segunda metade da legislatura. O documento apresentado pelo Governo, agora em debate na especialidade, reflete as negociações que o Bloco manteve com o Governo, mas ainda não tem garantidas prioridades fundamentais que respondam pelos objetivos do acordo (com o Governo), ainda por cumprir, e pelas áreas onde é maior o atraso da ação governativa», conclui.

Comentários

pub