Loulé junta-se ao “Terra Treme” (e até é “destaque distrital”)

O exercício de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme” também vai acontecer em Loulé, esta sexta-feira, 13 de […]

O exercício de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme” também vai acontecer em Loulé, esta sexta-feira, 13 de Outubro, às 10h13, com a cidade a ter sido escolhida no Algarve como “destaque distrital”. 

Assim, e numa articulação entre o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé, será promovida uma ação concertada numa escola do 1º ciclo de Loulé, envolvendo cerca de 300 alunos.

«O exercício propriamente dito compreende a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença no caso da ocorrência de sismo», diz a Câmara de Loulé.

A ação desenrola-se ao longo de um minuto, durante o qual os participantes, de forma individual ou coletiva (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar, independentemente do local onde estejam.

O objetivo é «capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo», explica a autarquia louletana.

Este exercício ocorre anualmente a 13 de Outubro: o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, instituído pelas Nações Unidas, em 1989, como estratégia internacional para sensibilizar os governos, organizações e os cidadãos para a necessidade de desenvolverem ações para prevenir e reduzir as vulnerabilidades e aumentar a capacidade de resposta e resiliência face a ocorrências de acidente grave ou catástrofes causados por riscos naturais e tecnológicos.

«O exercício “ A Terra Treme” enquadra-se no plano estratégico de sensibilização e informação pública do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé, nomeadamente com o projeto “A Proteção Civil Começa na Escola”, de modo a sensibilizar e preparar a comunidade escolar para os riscos existentes, projeto que tem sido desenvolvido ao longo dos anos nos vários ciclos de escolaridade», conclui a autarquia.

Silves e Portimão também vão participar neste exercício, para o qual todas as pessoas são convidadas a participar.

 

Comentários

pub