Silves junta-se ao “Terra Treme”

A população de Silves é convidada a participar no exercício de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, no […]

A população de Silves é convidada a participar no exercício de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, no próximo dia 13 de Outubro, às 10h13.

Quer os funcionários da Câmara de Silves, quer algumas escolas do concelho têm já a sua participação confirmada, mas a iniciativa é aberta a todas as pessoas, individualmente ou em grupo.

A ideia é pôr em prática, durante um minuto, três gestos de proteção em caso de sismo.

A saber: baixar-se sobre os joelhos, uma posição que evita a queda durante o sismo, mas permite que a pessoa possa mover-se, proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível, sob uma mesa resistente, segurando-se a ela firmemente, e, por fim, «aguardar até a terra parar de tremer», diz a autarquia silvense.

No que toca às escolas, o objetivo é «sensibilizar e alertar alunos, corpo docente e auxiliares de ação educativa para estes gestos que, em situação real, podem ajudar a salvar vidas».

Realizado agora pela quarta vez em Portugal, este exercício é promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em parceria com diversas entidades públicas e privadas, e enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas.

Além da prática dos três gestos, no minuto definido para o exercício, “A Terra Treme” «procura promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo. Sendo Portugal um território suscetível a ocorrências sísmicas será importante que em casa, na escola, no trabalho ou mesmo de férias saibamos como agir perante uma situação de perigo», diz a Câmara de Silves.

Também Portimão vai participar neste exercício. 

Comentários

pub