“A Terra Treme” a 13 de Outubro, mas é por uma boa razão

Se na próxima sexta-feira, 13 de Outubro, às 10h13, ouvir a sirene dos Bombeiros de Portimão não se assuste: é […]

Foto retirada do site “A Terra Treme”

Se na próxima sexta-feira, 13 de Outubro, às 10h13, ouvir a sirene dos Bombeiros de Portimão não se assuste: é apenas o exercício de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”. 

Este exercício vai durar um minuto, com o objetivo de sensibilizar toda a população «para a importância da preparação e autoproteção para o risco sísmico», explica a Câmara de Portimão.

A iniciativa, que tem lugar a nível nacional às 10h13, apela ao envolvimento de todos os cidadãos, individualmente ou em grupo.

Todos são convidados a executar três gestos de autoproteção: baixar-se sobre os joelhos, uma posição que evita a queda durante o sismo, proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se se possível sob uma mesa resistente, e aguardar nessa posição pelo menos um minuto.

Esta campanha de sensibilização e preparação tem como objetivo contribuir para que, em caso de sismo, «os cidadãos adotem simples comportamentos de segurança, que podem, no entanto, salvar vidas, procurando promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo».

“A Terra Treme” é um exercício inspirado no modelo norte-americano ShakeOut, que vai ser realizado pela quarta vez em Portugal, associando-se o Município de Portimão, de igual forma, à iniciativa pela quarta vez consecutiva.

Este exercício enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e no trabalho que tem, inclusive, sido desenvolvido pelo Município de Portimão, nos programas municipais de sensibilização “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!” e “Idosos Preparados!… Idosos mais Protegidos”.

Para mais informações clique aqui.

Comentários

pub