Faro recebeu o Jardim Sul do Palácio de Estoi de “presente” no Dia do Município

Inaugurações um pouco por todo o concelho e a entrega de medalhas a várias personalidades e entidades marcaram o Dia […]

Inaugurações um pouco por todo o concelho e a entrega de medalhas a várias personalidades e entidades marcaram o Dia do Município de Faro, que se celebrou ontem, dia 7 de Setembro. De entre as várias iniciativas oficiais, destaque para a entrega do Jardim Sul do Palácio de Estoi ao Município, depois de requalificado pela Enatur, «que agora abre para usufruto do público», segundo a Câmara de Faro.

A autarquia também aproveitou o dia do concelho para inaugurar a Estrada dos Gorjões, após uma intervenção «que permitiu recuperar a via e bermas desde Santa Bárbara de Nexe até ao cruzamento da Goldra», bem como para proceder ao descerramento do monumento Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar, no Jardim Guerreiro da Ângela, em Santa Bárbara de Nexe, «em homenagem a todos os soldados oriundos daquela freguesia que perderam a vida na Guerra Ultramar».

O Dia do Município, como é tradição, também foi escolhido para homenagear personalidades e entidades com medalhas. Diogo Piçarra, músico farense, António Branco, reitor da Universidade do Algarve, João Maria Larguito Claro, médico e antigo diretor clínico do Hospital de Faro, José Sousa Uva, treinador de atletismo, António Justo, antigo dirigente da ARPI (a título póstumo) e Joaquim Arenga, do grupo EDP, foram as personalidades medalhadas.

No que toca a entidades, foram entregues medalhas ao Ginásio Clube Farense, ao Conselho Regional da Ordem dos Advogados, à Delegação Distrital da Ordem dos Engenheiros e à Delegação Regional da Ordem dos Médicos.

As comemorações incluíram ainda o descerramento da placa toponímica “Rua Álvaro Paço”, em homenagem ao empresário agrícola e benemérito da Conceição de Faro, Álvaro dos Santos Calçada Paço; a inauguração oficial da Clínica Lusíadas, no Largo Dr. Francisco Sá Carneiro; a inauguração da sala de Formação da sede da Associação Humanitária dos Bombeiros de Faro “Cruz Lusa” e o descerramento da placa de homenagem a António Justo, junto ao jardim da ARPI- Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro.

A celebração do Dia do Município de Faro continua esta sexta-feira, com o espetáculo de entrada livre “Andanças & Cantorias”, projeto de Afonso Dias, marcado para as 22h00 no Palco da Doca.

No dia 15, terá lugar a apresentação de uma nova edição dos Anais do Município de Faro, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal de Faro.

 

Fotos: Câmara de Faro

Comentários

pub