Faro celebra Dia do Município com «inaugurações de grande simbolismo e importância»

A cerimónia de entrega do Jardim Sul do Palácio de Estoi ao Município, às 18h30, e a inauguração da estrada […]

A cerimónia de entrega do Jardim Sul do Palácio de Estoi ao Município, às 18h30, e a inauguração da estrada dos Gorjões, após requalificação, às 17h00, são iniciativas previstas nas comemorações do Dia do Município de Faro, que se assinala esta quinta-feira, 7 de Setembro. 

Para a Câmara de Faro, estas são «inaugurações de grande simbolismo e importância para o concelho», a que se junta, ainda, o descerramento do memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar, marcado para as 18h00.

Ainda antes de dia 7, mas já integrado no programa, haverá um concerto, na quarta-feira, 6 de Setembro, dos “Entre Aspas”, às 22h00, no palco da Doca.

No dia seguinte, a festa começa, como habitualmente, com a cerimónia do içar da bandeira, seguida da sessão solene, às 9h45, nos Paços do Município, «que este ano consagra justa homenagem às nove individualidades e coletividades do concelho», diz a Câmara de Faro.

A saber: António Justo (ARPI, a título póstumo), António Branco (reitor da UAlg), Diogo Piçarra (músico), Ginásio Clube Farense, Joaquim Arenga (Grupo EDP), João Maria Larguito Claro (médico, antigo diretor clínico do Hospital de Faro), José Sousa Uva (treinador de atletismo), Conselho Regional da Ordem dos Advogados, Delegação Distrital da Ordem dos Engenheiros e Delegação Regional da Ordem dos Médicos.

Durante a sessão será feita também a atribuição de medalhas de Bons Serviços e Dedicação a funcionários municipais.

Depois, segue-se o descerramento da placa toponímica Rua Álvaro Paço, às 12h00, numa homenagem ao empresário e benemérito da Conceição de Faro Álvaro dos Santos Calçada Paço. A placa será descerrada nas imediações da extensão local do Centro de Saúde e haverá intervenções de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, e de um membro da família Paço.

Para as 15h00 está marcada, por sua vez, a inauguração oficial da clínica Lusíadas, no Largo do Mercado, a que se segue a inauguração de uma sala de formação na sede da Associação Humanitária dos Bombeiros de Faro “Cruz Lusa”, às 16h00.

Na ocasião são esperadas intervenções de Rogério Bacalhau e Steven Sousa Piedade, na qualidade de presidente da direção da Associação Humanitária.

Quanto à obra da estrada das Gorjões, inaugurada às 17h00, integra o programa “Faro Requalifica”, que «permitiu recuperar a via e bermas desde Santa Bárbara de Nexe até ao cruzamento da Goldra», diz a autarquia.

No que diz respeito ao memorial aos combatentes da Guerra do Ultramar, às 18h00, será erigido pelo Município no Jardim Guerreiro da Ângela, em Santa Bárbara de Nexe, em homenagem a todos os soldados oriundos daquela freguesia que perderam a vida na Guerra do Ultramar.

Na ocasião será ainda apresentado um livro de imagens e recordações de todos os soldados destacados para a Guerra, da autoria do nexense José Coelho Mestre, com o apoio da autarquia.

Por sua vez, a cerimónia de entrega ao Município do Jardim Sul do Palácio de Estoi, permitirá que este espaço reabra para usufruto do público. Atualmente, o Palácio é uma Pousada da Enatur, que sofreu obras de adaptação e ampliação com projeto assinado pelo arquiteto Gonçalo Byrne e do arquiteto paisagista João Cerejeiro. A cedência do ediíficio à Enatur, implicou da parte desta a recuperação do Jardim Sul.

Às 21h30, haverá o descerramento de placa de homenagem a António Justo, junto ao Jardim da ARPI. «Dedicando-se àquela associação há mais de 23 anos, António Justo era presidente da direção há mais de 10 quando, sem nada o fazer prever, faleceu de doença súbita», conta a autarquia farense.

«A morte deste homem, que deu tudo de si à causa dos idosos do concelho, a todos comoveu e motivou a determinação da autarquia, passado que está um ano após o seu falecimento, em perpetuar o seu nome junto da obra que ajudou a erigir», acrescenta.

Nesta ocasião, esperam-se intervenções de Rogério Bacalhau e José Apolinário, presidente da Assembleia Municipal, bem como de um representante dos órgãos sociais da ARPI.

Para terminar, música no palco da Doca, às 22h00, a cargo do projeto de Afonso Dias, “Andanças e cantorias”. A entrada é livre.

Comentários

pub