A «casa do conhecimento» do Algarve deu as boas-vindas aos novos estudantes

A Universidade do Algarve, ou a «casa do conhecimento», como lhe chamou o reitor António Branco, recebeu esta manhã, dia […]

A Universidade do Algarve, ou a «casa do conhecimento», como lhe chamou o reitor António Branco, recebeu esta manhã, dia 15 de Setembro, os novos estudantes da academia, numa sessão solene no Grande Auditório da Universidade do Algarve, em Gambelas.

Os alunos e muitos pais assistiram à cerimónia que, além do reitor e de Rodrigo Teixeira, presidente da Associação Académica do Algarve, contou com a presença de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, e de Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, cidade que também tem um pólo da UAlg.

Rogério Bacalhau realçou que a chegada dos novos alunos «é um bálsamo para nos ajudar a rejuvenescer a cidade e dar-lhe mais vida».

Já Isilda Gomes reviveu os seus momentos de estudante em Coimbra, quando a Versus Tuna chamou a autarca ao palco para lhe dedicar uma serenata.

A presidente da Câmara de Portimão salientou que a Universidade do Algarve «é uma referência a nível nacional e internacional» e garantiu que tanto ela como Rogério Bacalhau, enquanto autarcas, vão apoiar os estudantes «no que for necessário» ao longo do percurso académico, que dura pelo menos três anos.

Sendo que há eleições à porta… Isilda Gomes explicou que «todos os que estão na corrida acreditam que vão ganhar e é por isso que digo isto, que vamos cá estar». O momento causou risos na sala, até porque Rogério Bacalhau é candidato pelo PSD e Isilda Gomes pelo PS.

A chegada de novos alunos à Universidade é sinónimo de praxes. O tema não foi abordado diretamente, mas Rodrigo Teixeira deixou uma garantia: «independentemente da escolha de integração de cada um, estamos aqui por todos os estudantes e as atividades de receção ao caloiro estão abertas a todos».

António Branco encerrou a cerimónia com um discurso sobre o papel da Universidade e também sobre a importância do conhecimento que nela é produzido. A fechar a comunicação do reitor, uma certeza: «a Universidade do Algarve, esta casa do conhecimento, recebe-vos a todos de braços abertos!».

 

 

Comentários

pub