“Quarteira Ecolab” vai testar soluções de mobilidade sustentável em plena cidade

Criar ciclovias e apostar na reabilitação da rede de iluminação pública são apenas dois dos objetivos do “Quarteira Ecolab”. O […]

Crédito: Depositphotos

Criar ciclovias e apostar na reabilitação da rede de iluminação pública são apenas dois dos objetivos do “Quarteira Ecolab”. O projeto, integrado na iniciativa governamental “Laboratório Vivo para a Descarbonização”, tem como ideia pegar num sítio da cidade de Quarteira, ainda por definir, e torná-lo num espaço de teste e de demonstração de soluções tecnológicas e sustentáveis, que permitam reduzir a pegada ecológica.

E as ideias não se ficam por aqui: também há a intenção de criar, por exemplo, uma aplicação online chamada “Plataforma Ecolab”.

O objetivo é, em tudo, criar um ambiente urbano de baixo carbono, ou seja um espaço onde se reduza a emissão de gases de efeito de estufa, se consuma menos recursos e se promova a mobilidade sustentável.

Na apresentação deste projeto, que decorreu esta segunda-feira, 21 de Agosto, no Centro Autárquico de Quarteira, Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, estava visivelmente satisfeito.

«Esta será uma experiência numa área da cidade. Nenhuma receita está dada à partida para fazer face ao aquecimento global e por isso há experiências a fazer. Muita coisa vai ali ser testada e até alterada», disse.

Os Laboratórios Vivos para a Descarbonização são uma iniciativa do Ministério do Ambiente, através do Fundo Ambiental. No total, foram escolhidas 12 em 25 ideias, em todo o país, com a proposta de Loulé a ficar classificada em 8º lugar. Ainda assim, por agora, só há isso mesmo: ideias.

Até ao final do ano, o trabalho passa por elaborar um projeto, havendo para tal financiamento de 80 mil euros, da parte do Governo. Depois, alguns desses projetos serão escolhidos para serem concretizados, com um financiamento disponível de 4 milhões, assegurados pelo Ministério do Ambiente.

João Matos Fernandes, ministro do Ambiente, foi a Quarteira apresentar esta iniciativa e confessou ao Sul Informação que «a tradição que Loulé tem em trabalhar estas matérias faz com que esteja numa posição muito privilegiada para a fase seguinte».

Quanto ao projeto “Laboratório Vivo para a Descarbonização”, o governante garantiu que é «muito importante». «Temos de ser cada vez mais eficientes do ponto vista energético e material e isso consegue-se com a política do governo, mas também com casos concretos e exemplos felizes desenvolvidos nas cidades», acrescentou.

Vítor Aleixo acrescentou que este “Quarteira Ecolab” vai usar tecnologia que irá possibilitar a «reorganização da vida de quem ali [no sítio que será escolhido para a implementação do projeto] mora, à luz de propósitos ambientais».

É que as ideias passam ainda pela criação de passeios artísticos e sensoriais, assim como de um sistema passivo de gestão da água da chuva.

Para o ministro do Ambiente, não há volta a dar: «o futuro passa mesmo por cidades sustentáveis e partilhadas», concluiu.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

Comentários

pub