Câmara de Faro comparticipa compra de veículo operacional dos Bombeiros Voluntários de Faro

A Câmara de Faro vai comparticipar, com 32.700 euros, na compra de um veículo operacional de proteção e socorro (VTTF), […]

Voluntários de Faro vão ter viatura semelhante a esta, dos Bombeiros de Portimão

A Câmara de Faro vai comparticipar, com 32.700 euros, na compra de um veículo operacional de proteção e socorro (VTTF), para reforçar a operacionalidade da Associação Humanitária dos Bombeiros de Faro “Cruz Lusa” (Bombeiros Voluntários de Faro).

A comparticipação, aprovada na última reunião de Câmara, no dia 28, corresponde a 20% do valor aprovado na candidatura da AHB Faro ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) que tem para esta aquisição um valor elegível de 163.500 euros.

Segundo a autarquia, «a aquisição deste equipamento é um passo essencial para a melhoria dos serviços prestados à população por parte da Associação Humanitária dos Bombeiros de Faro», inserindo-se «na estratégia desenvolvida» de «investimento e criação de condições, para que as nossas duas corporações de Bombeiros tenham à sua disposição os melhores e mais eficazes meios de intervenção».

Em nota de imprensa, a Câmara de Faro recorda os investimentos que tem feito nas duas corporações. «Em relação aos Voluntários, a autarquia recuperou, ainda em 2014, os apoios financeiros, após longa espera determinada pela grave situação financeira que atravessou».

No que respeita aos Sapadores, salienta a «aquisição de equipamento de proteção individual» para os bombeiros ou, mais recentemente, a compra de um Desfibrilhador Automático, «o que permitiu à corporação integrar o programa de DAE previsto no Plano Nacional de Desfibrilhação Automática Externa da Cruz Vermelha Portuguesa, em parceria com a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa Faro/Loulé».

A autarquia sublinha ainda que mantém a sua «determinação» em «conseguir novas instalações para as duas corporações existentes, para que possam potencializar todos os seus recursos técnicos e humanos».

Comentários

pub