Tiago Ferreira e Celina Carpinteiro sagraram-se campeões nacionais de XCM em Loulé

Tiago Ferreira, da DMT Racing Team, com o título nacional de maratona (XCM), e Celina Carpinteiro, que se sagrou também […]

Tiago Ferreira, da DMT Racing Team, com o título nacional de maratona (XCM), e Celina Carpinteiro, que se sagrou também campeã, na Elite Feminina, foram os grandes vencedores de duas provas disputadas este domingo, 11 de Junho, em Loulé.

Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI/Elevis) cumpriu a prova em 4 horas, 15 minutos e 10 segundos, superando a adversária Liliana Jesus (BTT Seia) com uma folgada margem de 18 minutos. Irina Coelho (Freebike Shop / Bike Clube S. Brás) foi a terceira classificada.

Já Tiago Ferreira, na conquista do quarto título nacional da especialidade não evitou um engano no percurso, antes de retomar a corrida no trilho certeiro e suplantar o seu principal rival na corrida: o minhoto David Vaz.

No pódio, Tiago Ferreira festejou na companhia de David Vaz (Gnauk / King Gates / Blisq Creative) e Davide Machado (BTT Seia), que foram, respetivamente, segundo e terceiro classificados.

«Tratou-se de uma prova endurecida pelo calor e seletiva desde o início. No Algarve, as maratonas, por norma, contam com subidas curtas mas muito inclinadas e com muita pedra. Consegui isolar-me desde cedo mas sofri um engano e perdi algum tempo, o que me obrigou a correr atrás do prejuízo. A partir do terceiro abastecimento fiz a corrida com o David Vaz e, na última subida, consegui fazer a diferença e chegar isolado», descreveu Tiago Ferreira que no próximo dia 25 de Junho defende em Singen (Alemanha) o título mundial de XCM conquistado no ano passado.

«Este título de campeão nacional é sinal de que estou em boa forma, sobretudo pela recuperação que tive que fazer durante a corrida. Fico satisfeito por esta condição física, mas ainda tenho 15 dias de trabalho pela frente. O Mundial é uma corrida aberta e espero lá chegar na melhor condição e, nesse dia, dar o meu melhor e conseguir um bom resultado», anteviu o atual detentor do título máximo da disciplina, conquistado no ano passado em Laissac (França).

Na altura, o viseense concluiu os 90 quilómetros com menos 19 segundos do que segundo classificado, o austríaco Alban Lakata.

 

Comentários

pub