Matt Wallace vence Open de Portugal, mas economia e turismo também saíram a ganhar

O inglês Matt Wallace foi o vencedor do 55º Open de Portugal@Morgado Golf Resort, que se disputou em Portimão, depois […]

Matt Williams e Manuel Caldeira Cabral

O inglês Matt Wallace foi o vencedor do 55º Open de Portugal@Morgado Golf Resort, que se disputou em Portimão, depois de uma ausência de sete anos. O melhor português na prova foi Filipe Lima que ficou no 22º lugar.

A vitória permitiu a Wallace, de 27 anos, ascender ao European Tour – militava no Challenge Tour – onde aparece como 111º classificado na Corrida para o Dubai, depois de embolsar um prémio de 83.330 euros.

Matt Wallace liderou desde a primeira volta e totalizou 271 pancadas, 21 abaixo do Par, agregando voltas de 63, 66, 73 e 69, batendo por três pancadas o norte-americano Julian Suri, que, por seu lado, somou rondas de 67, 68, 74 e 65.

As 63 pancadas de Wallace no primeiro dia, 10 abaixo do Par, fixaram um novo recorde do campo, superando as 64 (-9) de António Sobrinho no Algarve Open da PGA de Portugal em 2006.

Wallace, no seu discurso de vitória, considerou que «Portugal é um país espantoso, lindo, com ótima comida, o tempo está bom em geral e ouvi que aqui, em Maio, costuma estar muito bom tempo. Portugal vai passar a ter um lugar especial no meu coração a partir deste momento».

Filipe Lima foi o melhor português

Já Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, no seu discurso em nome do Governo, elogiou «o regresso do Open de Portugal», salientou «a sua importância para o turismo e a economia do país» e manifestou o desejo de que a prova se mantenha.

Foi esse também o voto de Filipe Lima que considera que «o Open de Portugal tem de realizar-se todos os anos. É importantíssimo, é o torneio mais antigo que temos. Têm de subir um pouco mais o “prize Money”, para atrair os jogadores mais importantes. Mas adorei vir cá outra vez e espero que vá demorar ainda muitos anos», disse o atleta olímpico português.

O algarvio Ricardo Santos, que também participou neste Open de Portugal totalizou 291 pancadas, 1 abaixo do Par, integrou o grupo dos 68º classificados entre 71 jogadores que passaram o cut, e ganhou 905 euros.

O Open de Portugal @ Morgado Golf Resort foi organizado pelo Grupo Nau Hotels & Resorts, pela FPG e pela PGA de Portugal. Conta para o ranking mundial, a Corrida para o Dubai do European Tour e a Corrida para Omã do Challenge Tour, tendo distribuído meio milhão de euros em prémios.

Na cerimónia de encerramento estiveram presentes Manuel Caldeira Cabral (Ministro da Economia), Augusto Baganha (presidente do IPDJ), Isilda Gomes (presidente da C.M. Portimão), Filipe Silva (administrador do Turismo de Portugal), Desidério Silva (presidente da Região de Turismo Algarve), Miguel Franco de Sousa (presidente da FPG), José Correia (presidente da PGA de Portugal), Fernando Esmeraldo (presidente da ECS Capital), Mário Azevedo Ferreira (presidente-executivo do Grupo Nau) e Miguel Vidaor (diretor de torneios do European Tour).

Comentários

pub