Loulé: Dia Internacional dos Museus celebrado com uma semana de iniciativas

Loulé vai juntar-se às celebrações do Dia Internacional dos Museus com um programa de iniciativas que é lançado hoje, dia […]

Loulé vai juntar-se às celebrações do Dia Internacional dos Museus com um programa de iniciativas que é lançado hoje, dia 18 de Maio, e dura até dia 26, em diversos espaços do concelho, nas quais se inclui as comemorações do 22º aniversário do Museu Municipal.

A festa começa hoje no Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, que às 18h00 recebe a apresentação do Passeio Literário «Cândido Guerreiro e a Aldeia de Alte», no contexto das atividades desenvolvidas pelas investigadoras do Projeto Lit&Tour, que «visa estudar e promover as diversas manifestações do diálogo entre a Literatura e o Turismo», segundo a Câmara de Loulé.

Um dos objetivos do Lit&Tour é «contribuir para a divulgação dos autores e dos lugares a eles associados, criando propostas de passeios, circuitos e rotas, e outras experiências literárias». As investigadoras apresentaram ao Museu Municipal de Loulé esta proposta de passeio literário, importante «para o conhecimento da obra e da figura de Cândido Guerreiro, patrono do Polo Museológico de Alte». O passeio Literário estende-se até 31 de Dezembro, como «um convite único para visitar Alte, tendo por guias as palavras e o olhar do ilustre poeta altense».

O mesmo espaço museológico acolherá amanhã, às 14h30, mais uma sessão da rubrica «Alte pela Janela do Tempo», às 14h30, através da qual, a partir de imagens antigas, a comunidade se junta para recordar a história e as tradições de Alte.

«Se eu fosse… Zooarqueólogo» é o mote para uma sessão de «Famílias no Museu» no sábado, dia 20 de Maio das 14h30 às 16h30. Esta é uma mostra da atividade ligada ao estudo de animais encontrados em sítios arqueológicos e tem como público-alvo crianças a partir dos 6 anos, acompanhadas por um adulto. As inscrições são gratuitas e obrigatórias, e podem ser feitas através de [email protected] ou 289 400 611.

Do programa de comemorações faz ainda parte a inauguração da exposição «Pedro Freitas: Vida e Obra de um Louletano», que vai estar patente de 23 de Maio a 30 de Junho no Arquivo Municipal de Loulé. Nesta mostra pretende-se «dar a conhecer a história e etnografia locais, através de fotografias, cartas, objetos, livros e outros documentos pertencentes ao imenso espólio que este musicólogo doou à Câmara Municipal de Loulé». Pedro de Freitas foi autor da monografia «Quadros de Loulé Antigo», que nos leva ao Loulé dos inícios do século XX. A exposição inaugura às 17h00 do dia 23.

O programa é encerrado a 26 de Maio, às 18h00, com a apresentação do nº5 da revista Raízes, uma publicação do Museu Municipal de Loulé dedicada à história e cultura local que irá completar 22 anos no dia anterior, 25 de Maio.
Ao longo de mais de duas décadas, recordou a Câmara de Loulé, este espaço museológico promoveu «a investigação sobre vestígios do passado do homem e do seu meio ambiente, adquirindo, conservando e expondo-os com propósitos educativos, científicos e lúdicos, estimulando a salvaguarda, a valorização e a divulgação do património histórico, cultural e natural».

Comentários

pub