Zambujeira, Porto Covo e Santa Clara são as 3 aldeias do Baixo Alentejo pré-finalistas

Zambujeira do Mar, em Odemira, e Porto Covo, em Sines, na categoria “Aldeias de Mar”, e Santa Clara-a-Velha, também em […]

Zambujeira do Mar

Zambujeira do Mar, em Odemira, e Porto Covo, em Sines, na categoria “Aldeias de Mar”, e Santa Clara-a-Velha, também em Odemira, para “Aldeias Ribeirinhas”, são as três localidades do Baixo Alentejo pré-finalistas do concurso “7 Maravilhas de Portugal Aldeias”.

O anúncio foi feito esta sexta-feira, numa cerimónia na aldeia da Pena, em São Pedro do Sul.

«Branca e florida», Santa Clara-a-Velha desenvolveu-se em redor da Igreja de Santa Clara de Assis (século XVI), junto às terras férteis do vale do rio Mira», diz a Câmara de Odemira.

A água assume um papel determinante na identidade da localidade. A barragem de Santa Clara, uma das maiores da Europa, é um ponto de referência, cuja albufeira cobre uma área de 1986 hectares.

Zambujeira do Mar é, por sua vez, «uma aldeia marítima, de casario concentrado e harmonioso, que encontrou no mar a sua fonte de inspiração. Rodeada de praias e falésias imponentes, a sua identidade marítima é vincada pela destreza da sua comunidade piscatória e pelas artes tradicionais preservadas ao longo de gerações», refere a autarquia odemirense.

Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que protege uma flora e fauna selvagens únicas, a praia da Zambujeira do Mar foi eleita, em 2012, a “Melhor Praia Urbana do país” e o Parque Natural que a protege foi, em 2010, finalista nas Maravilhas Naturais, no âmbito do concurso das 7 Maravilhas.

Santa Clara-a-Velha

Comentários

pub