Queijo e vinho são “reis de feira” em Faro

Os queijos de cabras algarvias ou de Serpa e de Nisa, os vinhos do Algarve, mas também do Alentejo e […]

Créditos: DepositPhotos

Os queijos de cabras algarvias ou de Serpa e de Nisa, os vinhos do Algarve, mas também do Alentejo e da Bairrada, e os enchidos são atrações da 4ª edição da Feira do Queijo e do Vinho de Faro, a realizar-se de 20 a 23 de Abril, no Jardim Manuel Bívar.

Organizado pela empresa municipal AmbiFaro, o certame terá «mais de 800 metros quadrados de recinto», onde, além das tasquinhas de produtos regionais (como queijos, enchidos e vinhos), também haverá outra área com queijos de Moura, da Serra da Estrela, da Serra da Gardunha, ou de Mirandela, a juntarem-se aos de Serpa e Nisa.

A grande novidade para este ano será a existência da modalidade de “vinho a copo” para que os visitantes possam saborear os seus vinhos favoritos junto dos stands dos próprios produtores. Para isso deverá ser adquirido um copo alusivo ao evento, sendo que a Rota dos Vinhos do Algarve terá «especial destaque».

Ao todo serão mais de 30 os stands que vão promover e divulgar o que de melhor se faz no setor vitivinícola, com vinhos também da Beira Interior e do Dão e Douro, e do queijo, bem como na produção regional de doces, licores e enchidos.

De acordo com Bruno Lage, presidente da AmbiFaro, «este evento, à semelhança dos anteriores, vai trazer a Faro um setor ainda desconhecido por muitos, permitindo que os seus visitantes aprofundem os seus conhecimentos numa área de grande interesse estratégico para a economia do nosso país e que precisa de ser valorizada e promovida, reforçando a coesão territorial e a importância dos produtos endógenos na economia, na tradição e na identidade portuguesa».

Esta iniciativa, tal como as edições anteriores, é de entrada livre. Na sexta-feira, às 18h30, haverá um workshop sobre “Prova Técnica de Vinhos”, a cargo do enófilo Gilmar Brito. A inscrição neste workshop está limitada a 20 lugares pelo que os interessados deverão proceder à sua inscrição junto da AmbiFaro pelo telefone 289897250.

A Feira está aberta de quinta a sexta-feira, das 17h00 às 23h00, e sábado e domingo, das 11h00 às 23h00.

Comentários

pub