Embaixador argentino foi a Loulé «trocar ideias» sobre o mundo empresarial do concelho

Oscar Armando Moscariello, embaixador da Argentina em Portugal, esteve reunido, esta segunda-feira, dia 27 de Março, com Vítor Aleixo, presidente […]

Oscar Armando Moscariello, embaixador da Argentina em Portugal, esteve reunido, esta segunda-feira, dia 27 de Março, com Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, no Edifício dos Paços do Concelho, num encontro que teve o objetivo de «trocar ideias sobre o mundo empresarial concelhio».

Nesta reunião, Oscar Moscariello esteve acompanhado por Rafael Patrignani, conselheiro da Embaixada da Argentina em Portugal, Rodolfo Lucero, Cônsul da Embaixada da Argentina em Portugal, e por Pedro Latoeiro, assessor de imprensa desta embaixada.

Também estiveram presentes Vítor Neto, presidente do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, Cláudio Correia, da Algardata, e Reinaldo Teixeira, da Garvetur.

Esta receção insere-se, segundo a Câmara de Loulé, «no âmbito da política de internacionalização do município e que tem sido seguida desde o início do mandato».

A autarquia dá como exemplos «a visita de representantes diplomáticos de vários países da América Latina como México, Cuba ou Venezuela, com o objetivo de instituir relações seja na área económica, social ou cultural».

«Um dos momentos altos foi a inauguração da Avenida Papa Francisco, em Quarteira, presidida por Jorge Argüello anterior embaixador da Argentina. O Município de Loulé é, de resto, membro da Casa da América Latina em Portugal», acrescenta.

Esta quinta-feira, dia 30 de Março, a partir das 10h00, Oscar Moscariello vai estar no NERA, na Zona Industrial de Loulé, para participar numa sessão de trabalho chamada “Oportunidades de Investimento Portugal/Argentina” que visa potenciar as oportunidades de negócio e o conhecimento da realidade económica tanto da Argentina, como do Algarve.

A sessão será uma oportunidade para que o tecido empresarial do Algarve conheça as potencialidades de investimento na Argentina. O vice-presidente da Câmara de Loulé, Hugo Nunes estará presente na sessão de abertura, às 10h15.

O embaixador Oscar Moscariello foi o primeiro diplomata a apresentar cartas credenciais ao Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, em Abril de 2016.

Nascido na Província de Santa Fé, no interior centro da Argentina, foi em Buenos Aires que o embaixador argentino iniciou e desenvolveu uma longa carreira política. Licenciado em Ciência Política pela Universidad del Salvador, serviu no Congresso Argentino antes de ser eleito deputado na Cidade Autónoma de Buenos Aires.

Por várias vezes foi reeleito, tendo assumido mais tarde as funções de primeiro vice-presidente da legislatura porteña. Nesse período, trabalhou ao lado de Mauricio Macri, atual Presidente da República Argentina, e conviveu, então, com o Cardeal Jorge Bergoglio: o Papa Francisco.

Autor de diversas obras políticas, o embaixador Oscar Moscariello tem em Portugal a sua primeira representação diplomática.

Esta visita do embaixador a Loulé inseriu-se no âmbito de uma visita de Oscar Moscariello ao Algarve, a convite da Câmara Luso-Argentina de Comércio e Indústria e do NERA.

Comentários

pub