O francês Mathieu Billot, com a égua Ilena S, venceu o Grande Prémio “Francisco Moura” (1.50m), prova qualificativa para os Campeonatos Europeus de 2017 que teve lugar este domingo, dia 26 de Fevereiro, no âmbito do Vilamoura Atlantic Tour.
Esta foi a principal prova da segunda semana deste evento, que termina a 2 de Abril e traz ao Algarve alguns dos melhores cavaleiros e montadas do mundo.
Na prova que homenageia o cavaleiro português, falecido em 2010, também se destacou o conjunto brasileiro Marlon Zanotelli e Sirene de La Motte, que ficou em segundo lugar, seguido pelo Japonês Taizo Sugitani, com o garanhão Cuba. «O percurso inicial composto por 13 obstáculos e 16 esforços contou com 49 conjuntos tendo passado à Barrage apenas nove», segundo o Centro Hípico de Vilamoura, que organiza o Atlantic Tour.
Duarte Seabra foi o melhor português nesta prova, com o castrado de 10 anos Fernhill Curra Quinn, o mesmo cavalo com que venceu, na sexta-feira, a prova de 1.45m a contar para o Ranking Longines da FEI (Federação Equestre Internacional).
As restantes provas de domingo foram dominadas pelos cavaleiros ingleses. Alexandra Thornton venceu no 1.40m com o cavalo Charielle. A prova de 1.30m foi ganha pelo conjunto Sophie Fawcett e Quite Cadiz. Abbie Summers, com Quantas, venceu a prova de 1.20m.
No sábado, também se ouviu o hino português na cidade equestre em que o Centro Hípico de Vilamoura está transformado, para acolher este evento, mercê da vitória de Francisco Rocha na prova de 1.35m. Esta foi a segunda vitória do português no Vilamoura Atlantic Tour 2017, com a sua égua C Berriz Z.
O Pequeno Grande Prémio de sábado (1.40m – Ranking Longines da FEI) foi ganho pelo francês Nicolas Deseuzes com a égua SF Razzia des Sables. Julien Gonin, também francês, venceu a competição principal (1.45m) com Une Etoile.
Comentários