Câmara torna mais “desportivos” espaços públicos de Quarteira e Loulé

A Câmara de Loulé vai apostar na reabilitação de espaços públicos, em Quarteira e Loulé, introduzindo elementos que incentivem à […]

A Câmara de Loulé vai apostar na reabilitação de espaços públicos, em Quarteira e Loulé, introduzindo elementos que incentivem à atividade física. Em Quarteira, serão intervencionadas as zonas envolventes aos bairros da Abelheira e da Amendoeira e ruas nas imediações da Igreja de S. Pedro do Mar. Em Loulé, será requalificada a zona à volta do Estádio Municipal.

As intervenções, pensadas no âmbito do projeto Vital Cities, visam «requalificar espaços que, do ponto de vista urbanístico, estavam mal resolvidos e criar aí condições para outras atividades, nomeadamente ao nível do desporto», segundo Hugo Nunes, vice-presidente da Câmara de Loulé e coordenador do projeto a nível europeu.

Em Quarteira, estão pensadas duas intervenções. A que será levada a cabo nas imediações dos bairros da Abelheira e Amendoeira visa criar uma ligação entre as duas urbanizações, «que permita recuperar toda esta área para que a mesma possa ser usufruída em plenitude pela população», segundo a autarquia louletana.

Paralelamente, a Câmara vai requalificar as ruas Stuttgard e Coppingen, perto da Igreja de S. Pedro do Mar, «onde será criada uma zona de estacionamento e um espaço verde com equipamentos geriátricos que estarão ao serviço da população».

Em Loulé, será intervencionada a envolvente ao Estádio Municipal, «valorizando-a para a prática desportiva e abrindo-a a novas valências». O projeto prevê a retirada do muro do Estádio, «uma vez que este constitui uma barreira entre os bairros e arruamentos envolventes», substituindo-o por «um talude com abertura visual».

«O Estádio é ‘entregue’ às pessoas para que seja utilizado informalmente, numa tentativa de realizar aqui outro tipo de ações, tornando as pessoas mais ativas», explicou Hugo Nunes.

Estes planos de intervenção urbana foram apresentados na mais recente reunião dos parceiros locais do «Vital Cities», projeto liderado por Loulé e que integra uma rede de 10 municípios europeus. Na reunião, dirigida por Hugo Nunes, participaram clubes e associações desportivas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e escolas.

Comentários

pub